Dia 31 de dezembro é o prazo final para que os usuários do canal migrem para a nova versão do Conectividade Social. A partir de 1º de janeiro, não será permitido o acesso ao portal eletrônico com os atuais certificados em disquete, os quais serão substituídos pelos certificados no padrão ICP-Brasil.
De acordo com dados da CAIXA, mais de 10,1 milhões de trabalhadores já se beneficiaram com o uso do Certificado Digital, e cerca de 400 mil empresas já têm acesso ao novo portal. Das empresas que se registraram no novo canal, em torno de 50% são da região Sudeste e 22%, do sul do país. Já o Nordeste conta com 14%, enquanto o Centro-Oeste e Norte têm 8% e 6%, respectivamente.
“É importante que as empresas que ainda não providenciaram a obtenção de seu novo certificado procurem o mais rápido possível a Autoridade de Certificação de sua preferência. Isso pode evitar transtornos próximos ao fim do ano”, alerta José Maria Oliveira Leão, superintendente nacional da Caixa para o FGTS.
Fonte: TI Inside
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…
Ver comentários
A Receita Federal publicou em 29/11/2011 a Resolução CGSN nº94,
No caso a empresas EPP e ME (Simples Nacional) e tambem o MEI estariam dispensadas do Certificado digital se não tiver mais que 10 empregados registrados.
Flávio Oliveira,
Segundo a CAIXA, a área gestora do Fundo de Garantia possui ciência da publicação da Lei Complementar 139/2011 e da Resolução nº. 94, emitida pelo Comitê Gestor do Simples Nacional, cujos reflexos estão sob análise. Não obstante as publicações citadas, até a presente data, permanece o uso da Certificação Digital para todos os entes que contribuem com o FGTS ou se relacionam com a Previdência Social por meio do canal Conectividade Social, nos termos da Circular CAIXA 547/2011.
Além de aguardar o pronunciamento da CAIXA, nossa recomendação é que você, empresário, consulte seu contador para saber mais sobre o Simples Nacional e se sua empresa se enquadra nessa categoria. Para os contadores, o ideal é consultar o Comitê Gestor do Simples Nacional ou então a própria CAIXA para mais informações.
Independente da obrigatoriedade, vale ressaltar que o Certificado Digital traz modernização para as empresas, desburocratiza e torna os processos ágeis, além de aliar segurança e idoneidade nas ações feitas por meio da plataforma web. Universal, esse documento é usado para a comunicação com a Receita Federal, entrega de declarações e imposto de renda, emissão de notas fiscais eletrônicas, transações em Internet Banking, assinatura de contratos digitais e muito mais.
Obrigado!
A Caixa Econômica deveria dar uma resposta ao público empresarial já que conhece os dispositivos citados no comentário acima, e não ficar postergando algo que é eminente.
José Edson Rodrigues de Melo,
A CAIXA se pronunciou por meio da Circular 566. Saiba mais em: http://www.certisignexplica.com.br/caixa-amplia-prazo-de-cadastramento-no-novo-conectividade-social/
Obrigado!
A CAIXA se pronunciou, mas o fato que as empresas do Simples Nacional e as demais citadas na resolução 94 precisam de uma "autorização não eletrônica" para que não precisem adquirir o certificado digital, o problema é que ninguem sabe onde tem essa autorização...desse modo fica complicado...tem uma resolução, mas não podemos usar.
Juliana da Silva Figueiredo,
No site Conectividade ICP, consta a seguinte informação.
"Conforme Resolução nº. 94, que, dentre outros dispositivos, estabelece a não obrigatoriedade no uso do Certificado Digital ICP para as operações relativas ao recolhimento do FGTS, ao MEI, ME ou EPP, com até 10 empregados, OPTANTE pelo Simples Nacional, a CAIXA avaliou alternativas para atender às necessidades específicas dessas empresas e empregadores.
Além da Certificação Digital no Padrão ICP-Brasil, utilizada para acesso ao canal Conectividade Social ICP, desenvolvido em plataforma web única, que não requer instalação ou atualização de versões e apresenta, em melhor grau, garantia de não-repúdio, integridade, autenticidade, validade jurídica e comodidade fica disponibilizada, somente para o MEI, ME e EPP, com até 10 empregados, OPTANTE pelo Simples, a emissão e utilização de Certificados Digitais no padrão proprietário CAIXA – AR, que confere o acesso ao Conectividade Social AR. Para maiores orientações quanto à respectiva emissão, entrar em contato com qualquer agência da CAIXA."
Obrigado!