Categorias: Mundos dos Impostos

Caixas Postais Fiscais: acesse regularmente para evitar surpresas

Definitivamente, na relação fisco-contribuinte, os documentos em papel foram deixados de lado: agora é tudo virtual, até mesmo a comunicação. Prova disso são as caixas postais eletrônicas, cuja finalidade é a transmissão de avisos, comunicados, novidades e até mesmo notificações, autuações e intimações àqueles que estão irregulares ou têm alguma pendência para com algum órgão arrecadatório.

Tudo começou com a Receita Federal, ao instituir o e-CAC, em dezembro de 2005. Na sequência, veio o Domicílio Eletrônico do Contribuinte – DEC, da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo; o Domicílio Tributário Eletrônico do Contribuinte – DTEC, de Santa Catarina; o Domicílio Tributário Eletrônico – DT-e, da Bahia, e assim por diante. As prefeituras estão indo pelo mesmo caminho: na capital paulista, por exemplo, empresas, condomínios comerciais e residenciais, empresários individuais, cartórios e advogados são obrigados a fazer o uso da tecnologia e não podem alegar que não leram, não acessaram, não tinham conhecimento, porque os fiscos sempre consideram, após um prazo, como “lido” o conteúdo da mensagem.

Na prática, essas ferramentas funcionam como um endereço virtual dos contribuintes. É uma espécie de “passaporte” virtual, que funciona de forma similar a um Internet Banking, adquirido mediante procedimentos formais de identificação, através do Certificado Digital, que contém informações sobre pessoas e empresas, identificando-as no universo digital.
Portanto, o Clube do Contador recomenda aos profissionais e empresários da Contabilidade conversar com seus clientes sobre essa novidade.

Caso os empresários não tenham tempo de acessar as respectivas caixas postais pelo menos uma vez por semana, o melhor a fazer é uma procuração eletrônica, por meio do Certificado Digital, e delegar tal tarefa ao seu contador, afinal se o serviço for utilizado regularmente, será muito bom para ambas as partes: muitas surpresas desagradáveis e problemas burocráticos poderão ser evitados.

Para ter comunicação virtual com os fiscos das três esferas, é imprescindível fazer o uso do Certificado Digital, o qual garante a eficiência, segurança e agilidade de todos os serviços ofertados.

Contador, a Certisign te ouviu e acaba de lançar um programa com novas vantagens financeiras para você. Venha para o Clube do Contador Certisign ou ligue para (11) 3546 3800.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022