Definitivamente, na relação fisco-contribuinte, os documentos em papel foram deixados de lado: agora é tudo virtual, até mesmo a comunicação. Prova disso são as caixas postais eletrônicas, cuja finalidade é a transmissão de avisos, comunicados, novidades e até mesmo notificações, autuações e intimações àqueles que estão irregulares ou têm alguma pendência para com algum órgão arrecadatório.
Tudo começou com a Receita Federal, ao instituir o e-CAC, em dezembro de 2005. Na sequência, veio o Domicílio Eletrônico do Contribuinte – DEC, da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo; o Domicílio Tributário Eletrônico do Contribuinte – DTEC, de Santa Catarina; o Domicílio Tributário Eletrônico – DT-e, da Bahia, e assim por diante. As prefeituras estão indo pelo mesmo caminho: na capital paulista, por exemplo, empresas, condomínios comerciais e residenciais, empresários individuais, cartórios e advogados são obrigados a fazer o uso da tecnologia e não podem alegar que não leram, não acessaram, não tinham conhecimento, porque os fiscos sempre consideram, após um prazo, como “lido” o conteúdo da mensagem.
Na prática, essas ferramentas funcionam como um endereço virtual dos contribuintes. É uma espécie de “passaporte” virtual, que funciona de forma similar a um Internet Banking, adquirido mediante procedimentos formais de identificação, através do Certificado Digital, que contém informações sobre pessoas e empresas, identificando-as no universo digital.
Portanto, o Clube do Contador recomenda aos profissionais e empresários da Contabilidade conversar com seus clientes sobre essa novidade.
Caso os empresários não tenham tempo de acessar as respectivas caixas postais pelo menos uma vez por semana, o melhor a fazer é uma procuração eletrônica, por meio do Certificado Digital, e delegar tal tarefa ao seu contador, afinal se o serviço for utilizado regularmente, será muito bom para ambas as partes: muitas surpresas desagradáveis e problemas burocráticos poderão ser evitados.
Para ter comunicação virtual com os fiscos das três esferas, é imprescindível fazer o uso do Certificado Digital, o qual garante a eficiência, segurança e agilidade de todos os serviços ofertados.
Contador, a Certisign te ouviu e acaba de lançar um programa com novas vantagens financeiras para você. Venha para o Clube do Contador Certisign ou ligue para (11) 3546 3800.
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…