Categorias: Mundos dos Impostos

Calculadora financeira: Por que a HP12c ainda é a mais utilizada?

A calculadora é uma ferramenta importante na vida do profissional da Contabilidade.  A matemática financeira está presente em várias situações cotidianas, como no cálculo de juros de aplicações financeiras, pagamentos atrasados ou adiantados, descontos de títulos, financiamentos de moradia e automóveis, entre outros.

Realizar tais cálculos “de cabeça” seria extremamente complicado, e muito provavelmente impreciso, como costumava acontecer na escola quando fazíamos contas no papel. Para agilizar esses cálculos é comum – e recomendável – utilizar ferramentas capazes de operar certas situações matemáticas em fração de segundos, como a calculadora financeira.

A história

A primeira calculadora financeira foi a HP 22, lançada em 1975. Ao longo dos anos, foi evoluindo e tornando-se cada vez mais imprescindível. Em 1981, surgiu no mercado a calculadora financeira HP 12C, que é utilizada até os dias de hoje.

Por que é tão indispensável?

A HP 12C emprega uma lógica de cálculo incomum, a Notação Polonesa Reversa – RPN (na sigla em Inglês). Nela, primeiro digitam-se os números e, só depois, indica-se que operação deve ser feita com eles. Essa maneira de calcular evita o uso de parênteses e do sinal de igual.

Além disso, a calculadora introduziu o conceito de fluxo de caixa, utilizando sinais distintos para entrada e saída de recursos. Ela se comunica em código. Siglas como PSE (utilizada quando o programa for executado), BST (utilizada para voltar para a linha anterior) e SST (para seguir até a linha seguinte) identificam seus comandos.

Sucesso absoluto

A simplicidade da calculadora e a ausência de uma interface mais elaborada podem ser irritantes para quem vive na era dos gráficos 3D e da tela sensível ao toque. Mas os usuários experientes sentem-se confortáveis com o conjunto limitado de comandos e se negam a abandoná-la.

Após mais de três décadas, a calculadora HP 12C continua sendo a ferramenta mais vendida na história da empresa. No Brasil, ela custa cerca de R$ 200 e pode ser encontrada em mais de uma centena de lojas online, o que mostra que é, ainda, muito procurada.

Você ainda não tem um Certificado Digital Certisign? Compre ou renove conosco e tenha acesso ao Clube de Vantagens Certisign, uma vitrine de benefícios exclusivos aos clientes de Certificado Digital ICP-Brasil.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022