O Brasil conta com diversas faculdades de Direito onde juntas, anualmente, mais de 260 mil estudantes são matriculados. É muita gente! No entanto, a formação em Direito abre um grande leque de oportunidades paras as pessoas que optam pela carreira. Levantamos algumas das possibilidades de atuação para os bacharéis em Direito. Confira:
Digamos que é a mais clássica das atuações. Nela o Advogado pode trabalhar em escritórios dos mais diversos portes ou até por conta própria. No seu dia a dia, atua de forma contenciosa (nos casos que envolvem disputa ou conflito e que necessitem de solução judicial) ou de forma consultiva (presta consultoria para clientes em todas as questões que envolvam o Direito e, também, auxiliando as empresas a se prevenir de possíveis problemas jurídicos que possam acontecer).
Neste caso, o profissional atua nos departamentos jurídicos de empresas. Auxilia na elaboração de contratos de acordo com a necessidade da empresa, além de acompanhar processos cíveis, trabalhista, tributários, entre outros. Em corporações maiores, normalmente estes Advogados trabalham em parceria com profissionais de escritórios de advocacia.
Atua nos processos de Arbitragem e é escolhido pelas partes que buscam solução para um conflito. Ao final da audiência, é o responsável por emitir uma sentença, a qual não cabe recurso.
São figuras que tem papel importante na resolução de impasses sem a necessidade de sobrecarregar ainda mais o sistema judiciário. O conciliador busca ajudar as partes a chegar a uma solução por meio de acordos. Já o mediador auxilia as partes que já se conhecem a restabelecer um canal de comunicação.
Os concursos públicos são muito procurados pelos bacharéis em Direito até por conta da estabilidade e boa remuneração que os cargos oferecem. Existem diversas funções que só podem ser ocupados por Advogados. Algumas das alternativas são: juiz, promotor de justiça, procurador da República, procurador de contas, procurador do estado, procurador do Município, defensor público, delegado de polícia, procurador do Banco Central, procurador Federal, procurador da Fazenda Nacional, procurador da União, tabelião de notas, entre outros.
Para aqueles que gostam do Direito mas que não tem interesse em prestar concurso ou advogar de nenhuma forma, ministrar aulas é uma opção interessante. O campo de atuação pode ser as faculdades de Direito e cursinhos preparatórios para a OAB ou concursos públicos, nas mais diversas áreas do Direito.
Outra possibilidade neste campo é trabalhar com pesquisador de temas relacionados ao Direito. Neste caso, é necessário que o profissional tenha doutorado ou, ao menos, mestrado, para atuar em faculdades ou até em grandes escritórios de advocacia que possuam área de pesquisa.
Seu dever é defender, representar e negociar questões de interesse do País junto à comunidade internacional.
Assim, é possível concluir que o Advogado tem diversas possibilidades de atuação, o que torna a profissão atraente e versátil. Para os que acabaram de se graduar e ainda estão em dúvida sobre o campo a atuar, vale a pena pesquisar melhor sobre cada uma das alternativas, além de conversar com profissionais que já trabalham em cada uma delas, com objetivo de fazer a escolha mais assertiva de acordo com o perfil do Advogado.
Você pode gostar de: Desafios do primeiro emprego em Direito e os entraves do mercado de trabalho
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…