Imagem: Certisign
A Carteira de Trabalho Digital é uma facilidade que já é utilizada por trabalhadores em todos os lugares do Brasil. Apesar de ter sido oficializada em 2019 (quando a física, em papel, deixou de ser produzida), a versão eletrônica do documento já existe desde 2017. Solicitá-la é muito simples e o processo pode ser ainda mais fácil com o Certificado Digital, utilizado para acessar o portal Gov.br.
Confira este artigo e saiba mais sobre como solicitar a Carteira Digital e como utilizá-la.
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento no qual consta o histórico profissional do indivíduo e garante o acesso aos direitos trabalhistas previstos na lei. Contratações, demissões/rescisões, férias, aumentos de salário/reajustes são algumas das informações que constam nesta certidão. A Carteira de Trabalho Digital, no caso, é a versão eletrônica do documento, acessada por meio de um dispositivo móvel ou computador.
Não há diferença entre as modalidades, ambas desempenham a mesma função. A única questão é que a versão física não é mais produzida, então a tendência é que as empresas passem a adotar, cada vez mais, a digital.
Além disso, por estar armazenada em um dispositivo móvel, com a digital fica muito mais fácil para o(a) trabalhador(a) ter seus dados à mão. Com a física, no caso, isso não pode ser feito tão facilmente, pois a Carteira de Trabalho não costuma ser um documento que as pessoas levem consigo no dia a dia.
A versão eletrônica da CTPS pode ser adquirida por qualquer cidadão que tenha um CPF.
O processo é imediato, sem a necessidade de aprovação e/ou interação de terceiros. As etapas são:
Neste caso, o Certificado Digital pode ser utilizado para efetuar o cadastro e para acessar serviços disponibilizados no site Gov.br. No entanto, é válido frisar que o e-CPF (modelo utilizado para o uso desta plataforma) poder ser útil também para: no hora de declarar o Imposto de Renda (conferindo mais facilidade, prioridade na restituição e outros benefícios), assinar documentos pela internet com validade jurídica e poucos cliques e abrir empresas pelas Juntas Digitais, por exemplo.
Na Certisign, inclusive, é possível obter o Certificado Digital e-CPF por R$ 12 ao mês (armazenado em mobile).
As empresas ainda não aderentes ao eSocial podem, sim, solicitar a versão em papel da Carteira de Trabalho. Em 2021 todas as companhias deverão estar cadastradas no eSocial, então a tendência é essa situação seja cada vez menos comum.
Em todo caso, é possível requerer a versão física sob essa justificativa, caso necessário. Porém, isso não impede que o(a) trabalhado(a) se adiante e baixe a versão digital e, claro, para sua própria comodidade.
Você pode gostar de: Certificado Digital para vender nos marketplaces
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…