• Identificação Digital
    • Certificação Digital
    • Assinatura Digital
    • Assinatura Eletrônica
    • Biometria
    • Soluções Corporativas
    • mobileID
  • Certificado Digital
  • Novas Tecnologias
    • Curiosidades do Mundo Digital
    • Segurança da Informação
    • Diversão e Entretenimento
    • Dicas
  • Empreendedor & Profissional Liberal
    • Empreendedor
    • Contador
    • Advogado
    • Médico
  • Aumente as vendas
    • Compra Segura
    • Para o seu e-commerce
Categorias: Curiosidades do Mundo Digital

Carteira Digital: 7 documentos que se transformaram para mudar a sua vida

Imagem: Certisign

Carregar uma série de documentos na carteira ou na bolsa é sempre um fardo e um risco, principalmente porque se tratam de itens importantes do seu dia a dia. Com a carteira digital, diversos aplicativos surgiram para facilitar a sua vida e trazer ainda mais segurança você. Confira alguns deles.

Carteira Digital:

CNH Digital

A partir de março de 2018, todos os condutores habilitados do Brasil passaram a utilizar a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O último estado a aderir a essa tecnologia foi o Rio de Janeiro. A Serpro afirma que mais de 500 mil motoristas já têm a CNH digital e, até o final de 2019, estima-se que mais de 10 milhões de condutores terão optado pela tecnologia.

Cartões de crédito e débito

Diversos serviços desenvolvidos pelas maiores fabricantes de smartphones do mundo chegaram e, agora, permitem que você efetue o pagamento de serviços e produtos usando apenas o seu celular. Estes aplicativos suportam os cartões dos maiores bancos brasileiros, além das principais bandeiras de cartão de crédito. Basta encostar seu telefone em cima da famosa “maquininha” e pronto!

CRLV Digital

Além da possibilidade de armazenar sua CNH em seu dispositivo móvel, agora você também consegue inserir as informações do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) ou como a gente costuma dizer “documento do carro“ em seu celular. O governo liberou essa tecnologia ainda na metade de 2018 e o app tem o mesmo valor legal do documento em papel.

Título eleitoral

Também conhecido como e-Título, trata-se de um aplicativo que permite aos eleitores acessarem uma via digital do título de eleitor por meio do seu smartphone ou tablet. Criada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), a novidade foi abraçada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi adotada em todo o país em 2018, quando tivemos as eleições para presidente, governador e a escolha da nova assembleia legislativa (deputados federais e estaduais).

No aspecto sustentável, o e-Título surge como alternativa à emissão de títulos eleitorais em papel e trará, ainda, uma perceptível redução dos custos da Justiça Eleitoral com emissão de segundas vias dos títulos extraviados, suprimentos de impressora, entre outros. Para o eleitor, o benefício virá na facilidade de ter os seus dados eleitorais sempre seguros e disponíveis, diminuindo os riscos de extravios e danos ao título de eleitor.

Para acessar o documento digital, o eleitor deverá baixar o aplicativo e-Título no Google Play (caso tenha um smartphone Android) ou na iTunes Store (caso tenha um iPhone). Ao inserir no aplicativo o número do seu título eleitoral, seu nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento, o e-Título será validado e liberado. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível para o usuário.

A versão digital do título já trouxe novidades em relação à via tradicional impressa. O documento agora tem a foto do eleitor para identificá-lo na hora da votação. Contudo, essa possibilidade vale apenas para aquele que já fizeram o recadastramento biométrico, momento em que é capturada uma foto do cidadão junto com suas impressões digitais. No entanto, não há nada que impeça que os eleitores que ainda não fizeram o recadastramento biométrico baixem o aplicativo para usar no dia da eleição, porém terão de apresentar documento de identificação com foto.

RG e CPF

O DNI (ou Documento de Identificação Digital) é uma iniciativa do Governo Federal que visa extinguir as versões em papel dos bons e velhos RG e CPF. Trata-se de um documento digital gerado por meio de aplicativo disponível para smartphones e tablets nas plataformas Android e iOS.

O projeto piloto será testado, inicialmente, com os servidores do TSE e do Ministério do Planejamento, que poderão fazer o download do aplicativo e validar o documento em postos localizados nos dois órgãos. A expectativa é de que o documento esteja disponível para os cidadãos em geral a partir de julho deste ano.

Após se cadastrar no aplicativo, o cidadão deverá se dirigir a um posto de atendimento para validar o cadastro. O próprio aplicativo mostrará as opções de pontos mais próximos do requerente.

Para a confecção do documento, será utilizará a base de dados do cadastro eleitoral e somente poderá ser utilizado por quem já fez o cadastramento biométrico (coleta de foto e das impressões digitais) na Justiça Eleitoral. Esse procedimento tem como objetivo reforçar a segurança, a confiabilidade e a higidez da identificação.

Uma das funcionalidades do novo documento é a que permitirá que um DNI possa ser conferido por meio da leitura digital do QR-Code do documento apresentado. Isso aumenta a o nível de verificação do documento, dificultando que uma pessoa se passe por outra no momento de se identificar.

Além disso, o QR Code do documento será mutável a cada vez que o aplicativo for aberto. Outro importante quesito de segurança será a marca d’água existente ao lado e embaixo da fotografia, também mutável a cada acesso ao aplicativo, que permitirá conferir o dia e hora em que o documento foi aberto. Essa medida procura evitar que ‘prints’ de tela de terceiros sejam usados como fraude à identificação.

Comprovante de pagamento digital

Ainda que a prática esteja no começo, já é possível encontrar diversos estabelecimentos comerciais que já dispensam o uso de papel para fornecer um comprovante de pagamento ao cliente. As maquininhas mais atuais de débito e crédito já trazem a opção de enviar o recibo diretamente ao seu e-mail ou por SMS. Com isso, você não precisa mais guardar aquele monte de papeizinhos – e a natureza agradece!

RemoteID

Já pensou poder armazenar todas as informações do seu Certificado Digital e acessá-lo de qualquer dispositivo? O remoteID, da Certisign, é uma solução que viabiliza essa opção em diversas interfaces, como celular e tablet, já que ele fica hospedado na nuvem e pode ser acessado de qualquer lugar. Basta que você tenha uma conexão à internet.

Vale lembrar que esta modalidade de Certificado Digital tem total validade jurídica e conta com toda segurança proporcionada por fortes camadas de criptografia. Quer ser o primeiro a saber da novidade? Clique aqui.

Você também pode gostar: 5 benefícios do Certificado Digital

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Obrigado pelo seu feedback!

PróximoArquivo XML da NF-e só com Certificado Digital »
Anterior « MBA ou curso de idiomas: qual é a melhor opção?
Deixe um comentário
Tags: Curiosidades do Mundo Digital

    Posts relacionados

  • Certisign: o que você precisa saber do Pix cobrança e QR Code para não cair em golpes digitais
  • Tudo o que você precisa saber sobre o Sicaf
  • Policiais Civis ganham documento virtual assinado com Certificado Digital

Posts recentes

  • Eventos

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022
  • Eventos

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022
  • CERTIFICAÇÃO DIGITAL

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022
  • CERTIFICAÇÃO DIGITAL

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022
  • CERTIFICAÇÃO DIGITAL

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022
  • Compra Segura

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022
Todos direitos reservadosVisualizar versão padrão