O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) inaugurou, no dia 23 de julho, a tramitação e o peticionamento eletrônicos em segundo grau. Assim, todo processo que der entrada no TJ será digital.
Como há comarcas que ainda não são digitais, e por isso ainda utilizam o papel em ações de primeira instância, todas as peças originárias dessas localidades serão digitalizadas no próprio Tribunal. As que já possuem o processo eletrônico encaminharão as peças digitalmente e, os processos originários no segundo grau, serão apenas em meio eletrônico.
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social do TJMS, a expectativa é que trabalhos manuais sejam gradualmente automatizados, promovendo economias de insumos como o papel, a eliminação do tempo ocioso dos processos e a possibilidade de visualização via internet. Ainda de acordo com a Secretaria, os Certificados Digitais ICP-Brasil são “a essência do processo eletrônico”, pois permitem o uso do peticionamento eletrônico e agregam, além de segurança, validade jurídica.
Fonte: ITI
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…