Que o Certificado Digital é uma ferramenta útil e indispensável às pessoas e às empresas já é um consenso. O que poucos sabem é que esta ferramenta é, também, útil e necessária aos próprios Contadores, que podem utilizá-la de várias formas para facilitar o dia a dia.
E as vantagens não são apenas para os profissionais da Contabilidade que possuem seus próprios escritórios, mas para todos os Contadores – sejam eles empresários ou não.
Como pessoas físicas, os Contadores podem fazer uso do e-CPF, modalidade de Certificado Digital para este público.
Segundo o Contador Nivaldo Cleto, o profissional contábil pode assinar o Sped Contábil (também chamado de Escrituração Contábil Digital – ECD) para enviar os balanços para a Receita Federal, eliminando a necessidade de imprimir livros diários.
O profissional lembra ainda que, com a ferramenta, é possível:
Nivaldo Cleto alerta, ainda, para um importante ponto: o uso do Certificado Digital por procuração.
“O que os profissionais da Contabilidade esquecem é de como o nome deles devem constar nos cadastros das empresas, mesmo como procurador. Até que se prove o contrário, isso pode levar a Justiça a penhorar as suas próprias contas e bens, no caso de demandas e cobranças judiciais nas empresas nas quais ele é procurador dos sócios ou titulares. Por isso, é importante ter cuidado com esta modalidade, em especial na assinatura de atos societários”, ressalta Cleto.
O especialista destaca, como exemplo, o caso da Junta Comercial de Minas Gerais – JUCEMG, no qual é obrigatório o uso dos Certificados Digitais das Pessoas Físicas para assinatura de atos societários. Por isso, muitos contabilistas fazem uma procuração dos seus clientes para assinar os instrumentos societários em seus nomes. “O objetivo, portanto, é evitar que o empreendedor precise gastar com a aquisição de um Certificado Digital para assinar os respectivos atos societários. No entanto, esta prática pode trazer grandes problemas”, alerta o especialista.
As vantagens para quem adquire o Certificado Digital são muitas. Uma das mais conhecidas é o acesso rápido e seguro a diversos Portais das autoridades tributárias em todas nas esferas Municipal, Estadual e Federal.
Em poucos minutos, é possível informar aos clientes a situação tributária, fiscal e societária com um acesso dinâmico e confiável.
O Certificado Digital proporcionou validade jurídica aos acessos nos meios eletrônicos, evitando, assim, o deslocamento físico aos órgãos públicos e diminuindo a burocracia e o estresse causado nos balcões de atendimento.
“Os governantes estão implementando o uso da Certificação Digital e desmaterialização em todos os processos físicos que ainda existem na administração pública. Um bom exemplo disso são procedimentos adotados pela Receita Federal nos quais quaisquer processos administrativos seguem desde o princípio no meio eletrônico. Afirmo com toda a segurança que, utilizando essa tecnologia, os profissionais da Contabilidade podem oferecer diversos benefícios aos seus clientes por meio de um atendimento ágil, moderno e seguro”, afirma Nivaldo.
Ainda há mais um ponto positivo: quem participa do Clube do Contador Certisign ainda pode ser comissionado pela venda de Certificados aos clientes – e, consequentemente, aumentar a renda. Isso sem falar do Clube de Vantagens, plataforma exclusiva para clientes e parceiros Certisign que dispõe de descontos em diversos produtos e serviços nas maiores lojas virtuais do Brasil.
Você também pode gostar: 3 coisas que todo contador antenado precisa saber sobre Certificado Digital
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…