Antes da chegada da tecnologia – e do Certificado Digital -, quem adentrasse em um escritório de Contabilidade iria se deparar com mesas adornadas por calculadoras e pilhas e mais pilhas de papeis. Isso sem contar o imenso arquivo de documentos, que ocupava grande parte do espaço. Para quem não se lembra desse cenário (ou prefere se esquecer), tudo era realizado manualmente: as atividades do Contador eram quase que totalmente dedicadas aos “lançamentos”, por exemplo. Apesar de toda a sua dedicação e esmero, o profissional estava sempre sujeito a falhas “inadmissíveis” por parte dos Fiscos, que sempre foram muito exigentes.
Certificado Digital nos escritórios de Contabilidade
E o verdadeiro responsável por essa revolução na área, sem dúvida, foi o Certificado Digital, o queridinho dos Contadores; afinal esse instrumento permitiu que eles estivessem interligados às suas informações 24 horas por dia, a qualquer hora, em qualquer lugar.
Sobra tempo
Com o Certificado Digital eles deram “adeus” às intermináveis filas e, hoje confirmam através de um clique, a autenticidade das informações declaradas tanto das empresas, quanto das pessoas físicas. Resultado: sobrou tempo para os Contadores se tornarem gestores de negócios, tanto é que apresentam maior valor agregado e a profissão se tornou uma das mais requisitadas não só no Brasil, mas no mundo.
Modernização dos escritórios com biometria
Graças ao Certificado Digital, hoje nos deparamos com escritórios contábeis modernos e futuristas, onde a tecnologia é o fator principal. Um exemplo disso é a biometria, tecnologia usada na identificação dos indivíduos e que vem sendo usada largamente na Contabilidade. Partindo do princípio que cada indivíduo é único, a identificação biométrica confere maior nível de proteção aos sistemas da empresa e há quem já use para acionamento de portas e catracas também, por meio do reconhecimento facial.
Agilidade no trabalho
Muitos proprietários de empresas contábeis também estão controlando a jornada de trabalho de seus funcionários por meio da biometria, através do ponto eletrônico. Através dele, é possível registrar a entrada e a saída dos empregados com maior transparência e confiabilidade para ambas as partes eliminando qualquer risco de fraude.
Quer mais um exemplo da utilização da biometria nos escritórios contábeis? Então vamos lá: a ferramenta já está largamente sendo usufruída por Contadores para acessar arquivo ou conta de e-mail e, ao invés de ter de guardar e inserir um monte de nome de usuário e senhas, o sistema biométrico faz o reconhecimento pela voz, mãos, rosto ou impressões digitais do usuário, permitindo autenticação, facilidade e segurança ao seu trabalho. As senhas, inclusive, atrapalham a vida das pessoas pela dificuldade de memorização.
Segurança
Enfim, além de gerar comodidade, a biometria é extremamente eficaz, porque em caso de perda de chave ou cartão de acesso – ou de cair nas mãos de pessoas mal intencionadas – nada acontece!
De fato, a utilização da biometria estará cada vez mais presente na vida dos profissionais da Contabilidade, e já há previsões de que, nos próximos anos, as maiorias das transações financeiras serão feitas por meio dessa tecnologia. Essa é uma notícia muito boa já que teremos maior controle e segurança para todas as partes envolvidas.
Clube do Contador Certisign
E você, Contador(a)? Já está utilizando este moderno recurso? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários do Facebook.
Já conhece o Clube do Contador Certisign?
Trata-se de um programa de relacionamento desenvolvido pela Certisign no qual você, Contador, ganha uma comissão a cada revenda de um Certificado Digital Certisign. Para saber mais sobre este e outros benefícios em participar do Clube do Contador preencha o formulário abaixo.
Você pode gostar: Como um Contador pode fazer um ótimo Relatório de Gestão?
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!