O Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (CGICP-Brasil) deliberou em sua última reunião, realizada no dia 05 de julho, que o prazo de validade dos Certificados Digitais das Autoridades Certificadoras (ACs) de 1° e 2º níveis passam a ter a mesma validade do certificado da Autoridade Certificadora Raiz (AC-Raiz). Com isso, os certificados dos tipos A3, T3 e S3 terão validade de até cinco anos. Até então, os certificados tinham prazo de 1 a 3 anos, dependendo do tipo.
Os Certificados Digitais da ICP-Brasil permitem que empresas de qualquer porte possam utilizar a tecnologia em inúmeras aplicações via web, inclusive para a comunicação com esferas do governo, sem a necessidade de deslocamento físico. Atualmente, a certificação também tornou possível a informatização dos processos judiciais, garantindo autenticidade e integridade dos documentos compartilhados pela internet.
O aumento do prazo de validade pode contribuir para a redução das filas de atendimento nas autoridades de registro, já que, desde 1º de janeiro de 2012, não é mais permitida a renovação do certificado via internet, sendo necessária uma nova validação presencial para retirar o e-CNPJ.
Fonte: CIO
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…