Se sua instituição utiliza o Prontuário Médico Digital ou como é mais conhecido o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) integrado à Certificação Digital, você já sabe que a união de um sistema robusto e uma tecnologia de ponta pode proporcionar inúmeros benefícios ao hospital e a todos envolvidos no processo (corpo clínico e pacientes).
Quando a Certificação Digital é armazenada na nuvem, é melhor ainda. Esse novo tipo de Certificado Digital já pode ser integrado ao PEP proporcionando ainda mais benefícios, principalmente ao corpo clínico, que ganha mobilidade, especialmente nos casos em que o profissional atua em mais de um hospital de um mesmo grupo.
Benefícios do Certificado Digital na nuvem para o Prontuário Médico
Se por um lado os profissionais ganham mobilidade e comodidade para usar o Certificado Digital, por outro a instituição consegue economizar, porque o gerenciamento in cloud é menos custoso e não é preciso investir em mídias para o armazenamento de cada certificado, assim como hardwares caros para gestão do ciclo de vida na área de TI.
A questão da senha também é importante: em caso de esquecimento, é possível restaurá-la, concedendo à rotina do profissional de saúde e do hospital mais agilidade por meio da alta disponibilidade da tecnologia.
O Certificado Digital na nuvem aproxima o hospital ainda mais do Healthcare Information and Management System Society (HIMSS)?
Sim, ajuda. Mas só ele não torna seu hospital totalmente digital. É preciso se atentar e expandir a digitalização a outros departamentos, como o administrativo e operacional, que também têm interação com o paciente e geram incontáveis folhas de papel.
Como tornar o hospital 100% digital
Os trâmites administrativos também podem ocorrer no meio digital. Documentos como o termo de consentimento para cirurgias e a realização de exames, bem como a assinatura de guias TISS (Troca de Informações na Saúde Suplementar) podem ser criados, formalizados e armazenados de forma digital por meio da assinatura eletrônica na tela de um tablet, com validade legal. Sem vai e vem de documentos e sem pilhas de papel.
Já tem Prontuário médico com Certificado Digital e quer migrar para a modalidade na nuvem?
A camada de Certificação Digital na nuvem Certisign é homologada pela MV e Philips e já está integrada no Sistema de Informações Hospitalares (HIS) e PEP das referidas empresas, mas também é possível realizar a integração em sistemas próprios ou de outros fabricantes. Já a assinatura eletrônica pode ser integrada por meio de uma Application Programming Interface (API), com muita praticidade.
Investimento e implementação do hospital 100% Digital
As soluções Certisign para saúde são desenvolvidas integralmente por ela, o que permite à empresa disponibilizá-las por meio de um investimento diluído, mas com benefícios imediatos. Outro ponto importante: você não precisa lidar com diversos fornecedores: do desenvolvimento à entrega do projeto, todas as etapas são executadas e concluídas pela Certisign.
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!