Esse cara sou eu! Existe um ditado popular que diz que carro, escova de dentes e chocolate você jamais se divide. Atualizando esse provérbio para os dias de hoje, podemos incluir ainda mais dois itens nesta lista: o celular e, o mais importante, o seu Certificado Digital! E nas próximas linhas, saiba os motivos para ter todo esse cuidado.
Em tempos cada vez mais digitais, você não fornece para ninguém as senhas das suas redes sociais, do seu smartphone ou do seu e-mail, certo? Afinal de contas, caso esse tipo de dado caia nas mãos de terceiros, é possível que eles se passem por você para bisbilhotar suas coisas, publicar conteúdos em seu nome ou ter acesso a dados sigilosos.
E no caso de uma pessoa ter acesso ao seu Certificado Digital, é como se ela tivesse acesso a sua identidade, perfeitamente legítima, se passando por você, quando, na verdade, não é o caso. E aí os riscos são muitos: ela pode usar o seu nome para assinar contratos, comprar e vender imóveis, abrir uma empresa e até mesmo solicitar um empréstimo no banco. Tudo isso sem que você saiba de nada e que, fatalmente, lhe dará uma senhora dor de cabeça em pouco tempo.
Mal comparando, é como se você desse o seu cartão do banco junto com as senhas para alguém.
Uma vez que uma pessoa tenha acesso ao seu Certificado Digital, junto com a sua senha, ela poderá realizar todos os processos citados no parágrafo acima. E com um agravante: todos os contratos, acertes e documentos terão validade jurídica, uma vez que o Certificado Digital funciona como uma espécie de assinatura eletrônica. Com isso, desmanchar todo tipo de fraude torna-se muito complicado, já que o acesso à senha valida todos os trâmites.
Já ouviu falar sobre o Clube de Vantagens Certisign? Trata-se de um programa de relacionamento que garante descontos exclusivos nas maiores lojas virtuais do Brasil e o acesso é feito por meio do seu Certificado Digital.
E como se proteger para que as pessoas não tenham acesso ao meu Certificado Digital?
Para que você não tenha grandes problemas com a justiça, ou até pequenas dores de cabeça, escolha bem as pessoas de confiança e opte em fazer uma procuração eletrônica, limitando o que elas podem fazer em seu nome. Fique atento! Assim como a sua senha bancária, a senha do seu e-mail ou rede sociais e, até mesmo, da sua própria digital, o seu Certificado Digital é de uso pessoal e intransferível!
Em resumo, não importa se é pessoa física ou jurídica, ao usar o seu Certificado Digital, lembre-se da música do grande Roberto Carlos: ESSE CARA SOU EU! E mais ninguém…
E por falar em Roberto Carlos, que tal conhecer o rei junto com a Rainha Certisign?
Para participar da promoção basta comprar ou renovar qualquer Certificado Digital Certisign e cadastrar no site da promoção no período de 22/08/2018 às 00h00 até 07/12/2018 às 23h59 (horário de Brasília). Clique aqui.
Você também pode gostar: CRLV Digital: Documento do carro começa a ser emitido digitalmente
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…