A Certisign é a primeira empresa brasileira que, a partir do uso de uma tecnologia de ponta, pode validar a identidade de uma pessoa usando biometria sem usar dados de identificação, por meio da Certibio, divisão de biometria, uma plataforma que comprova a identidade de pessoas a partir de informações derivadas de bases públicas, sem que para isso seja necessário ter acesso aos dados do cidadão e com total segurança contra violação ou interceptação de terceiros.
De acordo com o Igor Rocha, diretor da Certibio, isso é possível graças à tecnologia que emprega algoritmos matemáticos, os quais geram códigos únicos e indecifráveis e faz com que os dados sejam anonimizados. “Simplificando, para a comprovação da identidade, o sistema usa códigos que representam o número do documento, como o RG, e as imagens das impressões digitais. Ou seja, nenhum dado de identificação da pessoa é usado e ainda assim o sistema consegue validar a identidade”.
De acordo com Rocha, nem mesmo a Certibio enxerga os dados ‘originais’. “É muito importante destacar que nenhuma informação em relação ao cidadão fica visível à Certibio, à loja ou ao banco quando ocorrer a consulta para validação biométrica de identidade. Após a confrontação da informação, o sistema comunica apenas três mensagens ao solicitante:
– ‘sim’ – o RG informado corresponde à digital;
– ‘não’ – o RG informado não corresponde à digital; ou
– ‘não consta’ – o RG informado não consta na base de dados”, acrescenta.
Ainda de acordo com o Igor, a tecnologia tem o propósito de proteger cidadãos e estabelecimentos contra a fraude de identidade, que é a porta de entrada para transações financeiras fraudulentas. “A partir desse sistema, os estabelecimentos têm mais um mecanismo para comprovar se o cidadão é realmente quem ele diz ser, barrando assim o uso indevido de documentos falsos. É bom para as empresas e também para os cidadãos, que estão suscetíveis o tempo todo a terem seus documentos falsificados”.
Problemas de fraudes de identidade agora podem ser resolvidos de uma maneira simples. Conheça a Certibio.
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!