A Certisign, Autoridade Certificadora líder na América Latina e especialista em identificação digital, deu mais um passo importante na implementação das tecnologias mais avançadas relativas à gestão de identidade, sendo a primeira empresa latino-americana a receber a aprovação para tornar-se Administradora na rede criada pela Fundação Sovrin – instituição sem fins lucrativos dedicada a fornecer identidade digital autossuficiente para o desenvolvimento, manutenção e operação de um sistema global descentralizado e baseado em tecnologia blockchain.
A empresa atuará como validadora de identidades, ação já conhecida por seu desempenho em outras aplicações. Também será de sua responsabilidade verificar os registros existentes, apontando se são verídicos ou não, além da inclusão de novos cadastros.
Trata-se de significativo passo na direção de adoção de identidades digitais autossoberanas, que não dependem de qualquer autoridade para serem emitidas. Essa identificação resultará das redes e relações que cada indivíduo constrói ao longo da vida, na interação com órgãos públicos, outras pessoas, escolas, trabalho, bancos, serviços e sistemas.
“Assumir o posto de fornecedor de serviços para o sistema Sovrin é mais um passo para consolidarmos a nossa imagem como especialistas em Identificação Digital, além de agregar valor a outros produtos que já oferecemos. Hoje, a Certisign não é apenas uma fornecedora de Certificados, já temos soluções que se destacam no mercado pela capacidade de integrar diversas tecnologias como Identificação Biométrica, verificação de Documentos, Assinaturas Digitais e Eletrônicas e Notificações. Vamos operar como um dos ‘nós’ que irá compor o ecossistema da Fundação”, declara Maria Teresa Aarão, diretora de Inovação em Produtos e Mercados da Certisign.
Com o objetivo de oferecer meios para que os indivíduos interajam, de modo seguro, na rede mundial de computadores, a Fundação Sovrin reúne renomadas corporações, que são responsáveis por viabilizar a identidade soberana por meio da operação de uma rede pública de validação que utiliza software de código aberto. A contribuição da Certisign se dará na forma como a identidade é usada e trocada no ambiente online, a partir de sua oferta de Certificados, soluções de assinatura, verificação digital e biometria.
Segundo Maria Teresa, um dos benefícios da identidade soberana é permitir que os dados pertençam aos próprios indivíduos, e não a terceiros. Além disso, possibilita às empresas se protegerem de riscos de vazamento de dados e violação de privacidade de seus clientes, pois quanto mais dados as empresas retêm, maior é o risco que correm.
“O ideal é que as pessoas compartilhem somente os dados fundamentais para a realização de cada transação e que através da rede seja possível verificá-los sem a necessidade de guarda da informação original”, resume a executiva.
“Explico: se você vai a um bar e pede uma cerveja, o atendente só precisa se assegurar de que você seja maior de idade. Não há a menor necessidade em conhecer outras informações”, exemplifica.
A rede abrange aproximadamente 40 organizações trabalhando em um grande ecossistema, de maneira colaborativa, nos mesmos moldes da rede bitcoin. A Associação da Certisign à Fundação Sovrin demonstra o objetivo de atrair Administradores que possam representar os objetivos de todos os detentores globais de identidade, bem como de manter a independência do sistema em relação a governos, organizações ou entidades.
Você também pode gostar: Certisign ganha prêmio Afrac de Excelência na categoria Certificação Digital
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…