Categorias: Notícias Contábeis

CFC altera normas de entrega da Decore

Atenção contadores de plantão: o Conselho Federal de Contabilidade – CFC alterou a entrega da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos – Decore.

Agora, a Decore deverá ser emitida mediante assinatura com Certificação Digital, em uma via destinada ao beneficiário. O documento expedido ficará armazenado no banco de dados do Conselho Regional de Contabilidade – CRC, de seu Estado, à disposição para conferências futuras por parte da fiscalização e para envio à Receita Federal do Brasil – RFB.

A mudança foi publicada no Diário Oficial da União do dia 23 de novembro, por meio da Resolução nº 1.492, que alterou a Resolução nº 1.346/2011. As novas regras passam a valer no dia 1º de janeiro de 2016.

Com isso, a emissão da Decore ficará regulada à realização do upload, efetuado eletronicamente, de toda documentação legal que serviu de embasamento. De acordo com a legislação anterior, o profissional da Contabilidade podia emitir 50 declarações, atendendo ao período prescricional para fins de fiscalização.

O CFC poderá realizar investigações referentes à documentação legal que serviu de lastro para a emissão da Decore, inclusive daquelas canceladas. No entanto, essa inspeção caberá aos setores específicos de fiscalização dos Conselhos Regionais de Contabilidade.

Certificação Digital x Decore

A Decore é o documento contábil destinado a provar as informações sobre percepção de rendimentos em favor de pessoas físicas. Ela pode ser emitida pelo profissional da Contabilidade em situação regular, inclusive quanto a débito de qualquer natureza incluindo o escritório a que estiver vinculado. A Decore com o uso do Certificado Digital oferece mais segurança por meio de autenticação automática.

Com a Decore eletrônica, destaque para várias vantagens, entre elas o fim dos formulários impressos para solicitar ou prestar contas. Além disso, a declaração poderá ser elaborada e impressa em qualquer computador de qualquer ambiente com acesso à internet. Outro benefício é que haverá economia de tempo, uma vez que não haverá mais a necessidade de deslocamento até a sede do Conselho Regional de Contabilidade ou às Delegacias Regionais.

Com o uso do Certificado Digital, é possível ter garantia de estar totalmente seguro no ambiente web, através de homologações e assinaturas criptografadas, uma vez que as assinaturas digitais só podem ser aceitas quando são certificadas por alguma autoridade, que vai associar uma chave e então criar o certificado. De fato, a segurança é prioridade!

Você ainda não tem um Certificado Digital Certisign? Compre conosco e tenha acesso ao Clube de Vantagens : descontos que já valem o investimento.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022