Categorias: Notícias Contábeis

Com a DIPJ extinta é hora de se preparar para a ECF

A partir deste ano as empresas não precisarão mais entregar a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica – DIPJ. Mas, engana-se quem pensa que ficou livre da obrigação: a Escrituração Contábil Fiscal – ECF veio para substituí-la e deverá ser encaminhada ao Sistema Público de Escrituração Digital – Sped até o último dia útil do mês de setembro de 2015.

Quem deixar de cumprir com essa obrigação, ou transmiti-la após o prazo estipulado, terá de arcar com multa equivalente a 0,25%, por mês-calendário ou fração, do lucro líquido antes da incidência do imposto sobre a renda e da contribuição social sobre o lucro líquido, no período a que se refere à apuração, limitada a 10%.

Especialistas confirmam:

De acordo com o sócio-diretor da área de impostos da KPMG Brasil, Leandro Fagundes, apesar de faltarem alguns meses para a transmissão da ECF, as empresas que ainda não começaram a se adaptar não têm mais tempo a perder. “São diversos os desafios que o contribuinte vai enfrentar para o adequado preenchimento desta nova obrigação acessória”, garante o especialista destacando que o preenchimento da ECF tem como ponto de partida as informações prestadas na Escrituração Contábil Digital – ECD, o que permite um maior controle das informações.

“Como tudo será realizado no ambiente Sped, todos os dados serão rastreáveis. Ou seja: as empresas serão constantemente ‘auditadas’ pelo fisco. Quanto antes os contribuintes se adaptarem às novas regras, maior o tempo para conferir os dados e fazer as correções necessárias antes da data limite”, observa o executivo.

A especialista de soluções de Tax & Accouting da Thomson Reuters no Brasil, Vitoria Sanches, comenta que a ECF reunirá todas as informações relativas ao Imposto de Renda Pessoa Jurídica – IRPJ, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL, ajustes de adições e exclusões, compensações de prejuízos fiscais e demais controles. “Com essa nova obrigação, a pessoa jurídica informará todas as operações que influenciam, direta ou indiretamente, imediata ou futuramente, a composição da base de cálculo e o cálculo dos tributos, especialmente quanto à recuperação do Plano de Contas Contábil e saldos das contas”.

Quem não precisa entregar a ECF:

As empresas optantes pelo Simples Nacional; os órgãos públicos, autarquias e fundações públicas; as empresas imunes, isentas e inativas não precisam entregar a ECF. Vale lembrar que o documento deverá ser assinado digitalmente mediante utilização de Certificado Digital válido, ou seja, não expirado.

Neste momento de transição conte com a especialista em Certificação Digital, escolha quem é pioneira e líder de mercado: Certisign.

Se você já possui um Certificado Digital Certisign, use mesmo o Clube de Vantagens Certisign: Descontos exclusivos de até 40% nas melhores lojas virtuais do país. Agora, se você precisa renovar o seu Certificado garanta 10% de desconto no preço da renovação, uma exclusividade Certisign!

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022