Como cobrar honorários em meio à crise

Nesta época de crise, muitos escritórios de Contabilidade têm perdido clientes. Uns por não poderem pagar; outros por preferirem migrar para concorrentes que oferecem preços menores, mas com um serviço igualmente inferior.

Em meio a essa concorrência, muitas vezes desleal, fica difícil para o Contador saber se vale à pena baratear os seus serviços, mesmo porque os custos só estão aumentando, seja pela inflação ou, principalmente, em razão da elevação de impostos. Assim, logo vem a pergunta: quanto devo cobrar pelos serviços de Contabilidade para manter minha carteira intacta e, se possível, ampliá-la?

Fidelizar o cliente é fundamental, mas é preciso fazê-lo sem prejudicar a sua receita. Em primeiro lugar, tenha foco: um serviço de qualidade é essencial. Mesmo que um cliente migre para outro escritório por razões de preço, ele poderá voltar para você com um volume ainda maior de trabalho e muitas reclamações: como multas e obrigações acessórias não cumpridas – por falta de conhecimento, interesse ou competência do seu concorrente.

Para passar por esse período difícil, se for necessário, diminua os custos o quanto possível, mas cuidado com a folha de pagamento: nem sempre cortar pessoal é uma vantagem, você pode perder talentos, sobrecarregar sua equipe e prejudicar a qualidade dos seus serviços. O que pode ser ainda mais perverso para o seu negócio.

É preciso manter o seu bom nome no mercado. O boca a boca é essencial para cativar novos clientes, por isso, as tarefas não podem ser negligenciadas. Confie no seu trabalho. Recorde aos seus clientes os pontos fortes do seu escritório, valorizando-se enquanto profissional. E esteja aberto para receber novas propostas e desafios.

Mesmo que tudo mude, você vai continuar sendo único. Se você ainda não possui o seu Certificado Digital clique aqui e seja uma pessoa segura. Já possui Certificado Digital? Use hoje mesmo o Clube de Vantagens Certisign: descontos que já compensam o investimento.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022