Muito importante em todos os tempos, mas em especial em época de recessão econômica, o Balanço Patrimonial – BP é a demonstração da situação contábil e financeira da empresa em um determinado período. O BP pode ser apresentado no fim do ano ou em qualquer outra data estipulada pela diretoria da empresa. Tal instrumento é obrigatório para as empresas, organizações, entidades ou instituições, uma vez que nele são apresentados os ativos – que são os bens ou direitos; os passivos – as dívidas e obrigações; e o patrimônio líquido – o resultado da diferença entre o total de ativos e total de passivos que a empresa ou instituição possui.
Qual a finalidade da elaboração do Balanço Patrimonial nas empresas?
Todas as informações contidas no Balanço Patrimonial servem para que administradores, auditores e demais pessoas interessadas na empresa ou na organização saibam como anda sua saúde financeira, uma vez que deve garantir o seu equilíbrio, e servir de espelho para o mercado.
Principais desafios dos profissionais da Contabilidade
Neste contexto, o grande desafio dos profissionais da Contabilidade é estruturar as informações contidas no Balanço de maneira clara, objetiva e inteligível, para que todos os sócios, diretores, acionistas e, claro, o mercado possa lê-lo com facilidade. Na opinião do administrador de empresas e idealizador do modelo SCG – Simples Complexo Gerencial – Simplificando a Gestão, Airton Cicchetto, um balanço saudável é mais favorável do que o lucro.
O que é e como fazer um balanço saudável?
De acordo com o especialista, na prática, o balanço saudável é quando a geração de caixa é maior do que os compromissos de endividamento. “É importante enfatizar a combinação lucro e caixa. O caixa gerado nas operações é o resultado do lucro líquido, ajustado pelas operações que não geram caixa, por exemplo, a depreciação, mais as variações do capital de giro. Se a empresa gera um bom lucro, mas tem um capital de giro negativo, ela pode não gerar caixa, daí seu balanço não é considerado saudável.”
O especialista ainda garante que um balanço empresarial de qualquer ramo de atividade geralmente indica os pontos fracos e fortes do seu desempenho operacional e financeiro. Inclusive, o BP é o instrumento certo quando o assunto é a informação de uma análise financeira para melhorar o desempenho da empresa, prever as decisões estratégicas e até mesmo expandir suas atividades econômicas.
Ou seja, cabe ao contador elaborar um Balanço Patrimonial que represente a realidade da empresa ou organização, de forma a posicioná-la adequadamente no mercado, dando condições para que bons negócios sejam realizados.
Contador, a Certisign te ouviu e acaba de lançar um programa com novas vantagens financeiras para você. Venha para o Clube do Contador Certisign ou ligue para (11) 3546 3800.
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!