Emitir nota fiscal é um dever fundamental dos prestadores de serviço e comerciantes. Por meio dela, é possível registrar as trocas comerciais, fazer o devido recolhimento de impostos e coibir sonegações ou outras atividades ilegais. A versão eletrônica da nota, obrigatória em todo o Brasil, é gerada por meio de um sistema específico, o Emissor de Notas Fiscais. Então, se você acabou de abrir um negócio ou deseja adquirir um produto mais completo e econômico, leia este artigo até o final.
O emissor de Notas Fiscais Eletrônicas é um sistema que viabiliza a comunicação com o Sefaz, órgão responsável por fiscalizar e arrecadar os tributos estaduais. Por meio do software de emissão é possível emitir os modelos dos diferentes tipos de notas ficais (como NF-e, NFC-e, NFS-e e CT-e, por exemplo) e gerar documentos com praticidade. Além disso, o sistema se destaca pela agilidade, pois a nota pode ser é enviada automaticamente para o cliente assim que é .
Leia também: Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica: saiba mais
Para emitir notas fiscais por meio de um sistema de emissão, é preciso ter:
O Certificado Digital é o documento que identifica pessoas e empresas de forma inequívoca no meio eletrônico. No caso da emissão de notas, portanto, ele serve para garantir a autenticidade e transparência do processo.
No entanto, engana-se quem pensa que o Certificado Digital só é utilizado para isso: o e-CNPJ, Certificado Digital de Pessoa Jurídica, permite que documentos sejam assinados de forma totalmente digital, sem papel e sem caneta, e com validade jurídica; viabiliza o relacionamento com a Receita Federal; acesso aos serviços digitais do governo; participação em leilões da Receita e muito mais.
Há disponíveis, sim, alguns emissores de nota fiscal gratuitos – como o do Sefaz. No entanto, este tipo de sistema geralmente só emite Notas Fiscais de Serviço. Para os demais tipos e/ou quando há um grande volume de emissão, é recomendável adquirir um software de emissão, como o da solução que oferecemos: Emissor de Notas + Certificado Digital.
Os emissores de Nota Fiscal pagos demandam, de fato, um investimento mensal ou anual por parte daqueles que contratam a plataforma. Porém, é um gasto considerado pequeno perto dos benefícios que ele tem: por menos de R$ 30 por mês é possível adquirir uma plataforma completa, acompanhada pelo Certificado Digital e-CNPJ A1. Além disso, para muitos casos, o emissor é realmente necessário – como na emissão de Nota Fiscal de Produto (utilizada, principalmente, no comércio), por exemplo. Então, se estiver procurando por um emissor, é válido considerar:
A Certisign, no caso, oferece tudo isso e pelo menor preço do mercado. O Certificado Digital e-CNPJ A1 com emissor de Notas Fiscais custa apenas R$ 29,08 ao mês, com todas essas vantagens :
Com a Certisign é muito fácil: basta acessar o site, colocar o produto no carrinho, efetuar o pagamento, agendar o atendimento para retirada do Certificado, emitir na máquina onde vai utilizar e, após a emissão, ativar a sua conta no site do emissor.
Leia também: Como abrir uma empresa pela internet
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…