Como evitar: fraudes digitais aumentam e multiplicam prejuízos

Oferecer serviços digitais tornou-se fundamental com a mudança de comportamento da sociedade, que se tornou mais conectada, por conta da pandemia, e antenada nas questões de segurança digital.  O problema é que na mesma proporção que aumentam os adeptos por serviços digitais, cresce o número de fraudes no ambiente virtual, causando prejuízos financeiros às empresas que disponibilizam o serviço e, também, aos clientes dela.

Para se ter uma ideia, segundo o relatório da “O Real Custo das Fraudes”, de 2021, da LexisNexis Risk Solutions, publicado na Revista Época Negócios, “para cada real perdido em uma transação fraudulenta, a empresa tem seu prejuízo multiplicado.”. A pesquisa mostra que na América Latina uma fraude custa em média 3,68 vezes o valor nominal.  O estudo ouviu 454 executivos latino-americanos, sendo 91 deles brasileiros, de três setores (varejo, e-commerce e serviços financeiros).

Como evitar a fraude nos serviços digitais

Toda fraude começa pela questão da identificação. Se você não tem certeza de quem está fazendo aquele pedido em seu site, solicitando um cartão ou empréstimo, a chance da sua empresa ter prejuízos é imensurável.

Proteja sua empresa e seus clientes

O investimento na digitalização do onboarding, de ponta a ponta, com validação da identidade e assinatura digital, é a maneira mais eficaz de reduzir fraudes e os custos da sua empresa. Nós oferecemos soluções customizáveis que viabilizam a contratação de serviços no digital com total segurança e, o melhor, sem causar atrito na experiência do cliente.

Como funciona: para seu cliente é só uma selfie

Tudo começa com a identificação. No fluxo, o cliente envia o documento e tira uma selfie. Por meio das tecnologias de biometria e de inteligência artificial, além de algoritmos, realizamos a verificação da identidade cruzando as informações, como o CPF, por exemplo, com uma base pública. Confirmada a identidade, o cliente passa para a Análise de Crédito, se essa for a situação, e concluímos a transação com a formalização por meio de uma assinatura eletrônica, que pode ter inclusive as evidências colhidas lá na primeira etapa, como a foto e demais dados.

Segurança e experiência são importantes

Em uma pesquisa publicada em 2021, Global Identity and Fraud Report, da Experian, 55% dos entrevistados afirmaram que a segurança é o aspecto mais importante de sua experiência on-line; 33% disseram que estão preocupados com o roubo de identidade e outros expressaram que abandonariam uma transação em levasse mais de 30 segundos.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022