Ter um Certificado Digital é garantia de que você terá muito mais agilidade em diversos processos burocráticos, ganhando tempo e cortando diversos tipos de custos, como o de impressão, por exemplo. No entanto, antes de tudo, é necessário realizar o agendamento do Certificado e ativá-lo presencialmente nos postos de atendimento da Certisign. Este processo é super importante para que você use o seu Certificado Digital com segurança.
Esse processo serve para confirmar a identidade de quem solicitou o Certificado Digital. Ou seja, nesse agendamento, você precisará comprovar que é o titular do Certificado Digital e os dados da compra devem ser os mesmos que estão em sua documentação (RG, CPF, etc.) nesse mesmo dia será colhida a biometria (digital e facial). Logo, nesse primeiro passo, o titular não pode emitir nenhum tipo de procuração que permita que terceiros o representem no agendamento.
É importante citar que o processo de agendamento presencial é feito para garantir que você é você mesmo.
Dito tudo isso, confira o passo a passo de como fazer o agendamento presencial do seu Certificado Digital da Certisign:
Depois de solicitar e efetuar o pagamento, é hora de agendar a Validação Presencial do seu Certificado Digital, processo que inclui a apresentação da documentação obrigatória, a coleta biométrica da sua digital, da face e também a assinatura de alguns termos. Você pode realizá-la de duas formas:
Para agendar a Validação Presencial é fácil. É só escolher um dos mais de 1.800 Locais de Atendimento da Certisign espalhados por todo o Brasil. Para agendar no local mais próximo da sua casa ou escritório, clique aqui. Daí é só digitar o número do pedido e do seu CPF e escolher o Local de Atendimento, data e horário mais convenientes para você. O valor do serviço já está incluso no preço do Certificado Digital.
Se o tempo anda escasso e você não consegue comparecer a uma das nossas ARs (Autoridades de Registro), a Certisign oferece o serviço de Validação em domicílio. Para usar esta comodidade, basta clicar aqui. Nesta modalidade, um agente de registro vai até o local indicado para validar a documentação e emitir o seu Certificado. É um serviço sujeito a disponibilidade e com preço sob consulta.
Uma vez agendada a Validação do Certificado, agora é a hora de reunir os documentos necessários para o processo.
Como dito anteriormente, além da documentação, é necessário também realizar a coleta dos dados biométricos, que corresponde ao registro da face e das impressões digitais do titular do Certificado Digital, bem como dos representantes legais de pessoas jurídicas ( os sócios ) e de pessoas físicas incapazes ou relativamente incapazes.
Para que a coleta facial seja registrada de acordo com os parâmetros normativos estabelecidos, é importante atentar-se aos seguintes pré-requisitos:
Todo o procedimento de coleta de dados biométricos é assistido e orientado pelo agente de registro responsável pela identificação do cliente e Validação do Certificado Digital na AR.
Agora é a hora da validação presencial em um de nossas AR’s. Trata-se do momento em que são conferidos os dados informados na solicitação do Certificado Digital, por isso exige que o titular (responsável pelo Certificado Digital) apresente os documentos obrigatórios.
No caso de pessoas jurídicas, o procedimento é o mesmo. O empreendedor deve comprovar que a pessoa física que se apresenta como a sua representante é realmente aquela cujos dados constam na documentação apresentada. Uma procuração será admitida apenas se o ato constitutivo previr expressamente tal possibilidade, devendo-se, para tanto, revestir-se da forma pública, com poderes específicos para atuar perante ICP – Brasil e com prazo de validade de até 90 (noventa) dias. Além disso, o responsável pela utilização do Certificado Digital de pessoa jurídica (que fica no Certificado Digital) deve comparecer presencialmente, vedado qualquer espécie de procuração para tal fim.
Importante citar que o processo de conferência da documentação obrigatória para a Validação Presencial é rigoroso. Por isso, antes de comparecer, separe cuidadosamente toda a documentação obrigatória.
Agora que já viu como o agendamento é fácil e muito importante, o que você está esperando para ter um Certificado Digital? Cadastre-se no formulário logo abaixo, para esclarecer dúvidas e receber mais informações sobre os nossos Certificados. Se preferir, vá direto ao nosso site e veja qual modelo se encaixa exatamente no seu perfil.
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