Como fazer um contrato de aluguel digital de forma rápida e eficaz

Ao se fazer um contrato de locação, assim como qualquer outro, é importante documentar toda a negociação através de um contrato. Ele deverá ser analisado friamente pelo contratante, que deve ler todas as cláusulas determinadas previamente, além de garantir uma cópia, caso o documento seja manual.

O que deve ser observado antes de assinar um contrato de aluguel

Antes de assinar um contrato de locação, por exemplo, é importante verificar as condições do imóvel em questão, e registrá-lo por meio de fotos, que podem ser arquivadas ao documento. Durante o prazo de locação, não deixar de guardar recibos de pagamento, como contas de luz e o próprio aluguel, é fundamental para resolver problemas que possam surgir mais à frente.

Dependendo do prazo, é de extrema importância que se fixe os índices de reajustes, como o IGPM, IGP e IPS, para que em caso de multas por atraso não ocorra desentendimentos desnecessários.

Contrato de aluguel digital

Saindo do campo manual, é comum nos dias atuais usar ferramentas digitais para facilitar, agilizar e otimizar os processos mais burocráticos. Essa é também uma realidade nas imobiliárias. Quando o assunto é contrato de locação, a utilização da assinatura digital vem ganhando cada vez mais espaço, pela economia de tempo e dinheiro ao deixar de lado aquela papelada desnecessária.

Contrato de aluguel digital tem validade jurídica?

O Brasil ainda é carente de regulamentação legal, no que se refere a contratos negociados no ambiente virtual, pela dificuldade em se comprovar a identidade dos comprovantes envolvidos. No entanto, a Certificação Digital está aí para mudar esse aspecto, pois dá a segurança da validade jurídica nas assinaturas digitais.

Apesar da falta de legislação própria, a Medida Provisória nº 2.200-2/2001 respalda legalmente a realização de transações eletrônicas seguras, com o Certificado Digital. Em março deste ano, a RE/MAX – maior rede de agências imobiliárias em número de transações do mundo – contabilizou 80% de contratos imobiliários assinados eletronicamente nos EUA.

As plataformas de Certificação Digital, como a Certisign, são as responsáveis por esse crescimento. Há registro de 30% das negociações efetuadas digitalmente no Brasil, no que se refere a contratos de locação nas modalidades “Seguro-Fiança” e “Garantia Aluguel”.

Aproveite você também os benefícios tecnológicos e garanta a assinatura digital de contratos, seja de locação ou de qualquer outro tipo, por meio do Portal de Assinaturas Certisign. Com ele você assina com validade jurídica, de onde você estiver. Saiba mais.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022