“Não é você, sou eu.” Essa é a típica frase de um final de relacionamento, cujos motivos nem sempre são fáceis de explicar. E quando menos se espera, o cliente vai embora. E como Como fidelizar clientes no escritório?
O fato é que isso pode acontecer por diversas razões, mas uma dúvida sempre paira no ar: “Onde foi que eu errei?”. E sim, o adeus do cliente pode ter sido causado pelo Contador. Abaixo selecionamos alguns casos:
• Um atendimento mal feito;
• Um atraso na entrega de uma obrigação acessória que ocasionou multas;
• Falta do conhecimento específico da área na qual a empresa do contratante atua;
• Um alerta que o cliente precisava receber.
Por mais que errar seja humano, alguns erros podem ser evitados. E para isso, selecionamos alguma ações que você pode tomar para contornar essas situações.
Uma dica importante é entender o que o cliente realmente quer. Em geral é a solução de um problema. Afinal, um Contador, enquanto profissional, não quer ser visto como um mal necessário, mas sim como um auxiliador.
Monte um plano de ação que fará com que a empresa do seu cliente gaste menos dinheiro e otimize tempo. Isto pode ser feito com um planejamento tributário ou mesmo com as informações obtidas pelo trabalho contábil.
Outro ponto a considerar é a especialização. Muitos especialistas em marketing para Contadores salientam que uma boa estratégia é se especializar em um determinado setor.
Desta forma, fica mais fácil para o profissional da Contabilidade acompanhar as mudanças na legislação, conhecer as peculiaridades que afetarão os seus clientes e ainda traçar um plano de gestão adequado ao meio.
Dar boas dicas e compartilhar informações relevantes é fundamental. Inclusive, se seu cliente ainda não tem um Certificado Digital, indique esse produto no Clube do Contador Certisign. Além da comissão por indicação, o programa de relacionamento do Clube do Contador Certisign oferece prêmios todos os meses.
> O desafios de trabalhar com contabilidade na Irlanda
Só aceite trabalhos dos quais dará conta. Quando você presta um serviço deficitário, o cliente ficará infeliz e contará sua insatisfação a outros clientes em potencial. Então, um serviço bem feito é fundamental.
Trate bem o seu cliente. E isso não é bajular. É lembrar que o outro também é um ser humano, com suas limitações e qualidades. Além disso, ele precisa do seu conhecimento para alcançar seus objetivos.
Converse, sinta a dor do seu cliente e trace um plano para saná-la. Afinal, este é o trabalho do Contador: ter mão de midas, transformando tudo o que toca em algo ainda mais precioso.
Você também pode gostar: Dicas para melhorar a comunicação do escritório contábil e com o cliente
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…