Considerar a importância da tecnologia, como fator imprescindível no exercício da Cidadania Digital, é fundamental. Há perigos e desafios a serem encarados na sociedade, e o meio digital nos dá inúmeras oportunidades para enfrentá-los, como nos mostrou 2016.
Dependendo de como nos apropriamos desse terreno digital, poderemos assumir a condição de vítima, pelo excesso de exposição, ou a de infrator, se exercemos o nosso direito de nos expressar violando o direito de outros.
É importante estar sempre disseminando informações que orientem os cidadãos para um aproveitamento melhor e mais seguro das novas tecnologias da informação e comunicação. Nesse intuito foram realizadas algumas iniciativas em 2016 veja algumas delas:
1 – A Netchics Educação Digital inaugurou em 2016 a campanha “Se você curte, compartilhe Cidadania Digital” para ajudar pais, educadores, crianças e adolescentes a usarem as tecnologias da forma mais proveitosa e segura, com recursos multiplataformas e audiovisuais.
2- O aumento considerável no número de petições online também foi um grande avanço de 2016 no quesito Cidadania Digital. Várias delas ajudaram em decisões judiciais, além de promover uma enorme comoção e divulgação nas redes sociais, com temas bastante polêmicos.
3 – O Cidadão digital, também aprendeu a reconhecer sites não seguros, e-mails falsos, a não compartilhar senhas, fotos, vídeos e assim, garantir a sua identidade protegida na rede.
4 – Que nem tudo que vemos na internet é verdade, conheça bem com quem você se relaciona, principalmente no mundo virtual.
5 – hiperconectividade, muitas vezes o excessos faz com que as pessoas deixe de viver momentos que poderiam ser muito mais duradouros e memoráveis do que ficar 24h no celular.
6 – Que as tecnologias servem para tornar nossa vida mais prática e muito mais econômica com o auxílio de aplicativos.
7 – O cidadão digital se “politizou” e está muito mais antenado, usa a internet para expressar sua opinião e reivindicar seus direitos no mundo real.
8 – O Cidadão Digital deixou de ir a bancos para abrir contas físicas e assinar diversas papeladas de planos de saúde, agora, ele faz tudo Online, no conforto da sua casa.
9 – A 5ª edição do Colóquio de Direito e Tecnologia que discutiu o marco normativo para a cidadania digital, encabeçados pelo marco civil da internet e proteção de dados.
10 – Não podemos deixar de ressaltar o boom que teve o Smartphone e a mudança notória nos hábitos que essa ferramenta nos trouxe, possibilitando resolver tudo pelo dispositivo móvel. Assim como assinar documentos digitalmente com o Certificado Digital no Celular pelo mobileID, com a mesma validade jurídica de assinaturas de próprio punho. Se você ainda não possui, adquira agora mesmo o mobileID Certisign.
Para 2017, esperamos poder exercer mais e mais nossos deveres como cidadãos digitais, para termos nossos direitos sempre alcançados da melhor maneira.
Mesmo que tudo mude, você vai continuar sendo único. Se você ainda não possui o seu Certificado Digital clique aqui e Seja uma pessoa segura.
Fonte: www.nethicsedu.com.br com informações Certisign
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…