Seu cliente não resistiu ao investimento da moda e resolveu comprar Bitcoins. E agora, como declarar a aquisição da polêmica criptomoeda no Imposto de Renda? Não, ainda não existe um consenso sobre a validade do Bitcoin enquanto moeda, mas mesmo assim a Receita Federal do Brasil quer saber se você foi um dos compradores desta promessa de tesouro eletrônico.
O fisco quer que o imposto sobre ganho de capital correspondente à aquisição da criptomoeda seja pago. Assim, quem tiver valores acima de R$ 35 mil deve recolher 15% de imposto sob o ganho de capital, como vem sendo feito com outras formas de investimentos.
Como na realidade o imposto (para quem o deve) deveria ter sido pago no mês seguinte à operação, haverá uma penalidade ao contribuinte que deixou passar este detalhe. Ainda será possível fazer o pagamento após a entrega da declaração, mas com o acréscimo de multa e correção pela Selic.
As criptomoedas devem ser declaradas pelo valor de aquisição. Então, para informar aos dados dos Bitcoins é preciso ir ao quadro “Bens e direitos” e colocar o código 99, que corresponde a ‘outros bens e direitos’. No local, descreva a data da compra, a quantidade de moedas adquiridas, os valores pagos por cada uma delas em moeda corrente nacional, ou seja, em reais.
Uma dica para quem quer angariar novos clientes, mesmo que temporários, é conversar com os pais de adolescentes que compraram a criptomoeda, porque, dependendo do quanto eles gastaram, será preciso fazer a entrega da declaração.
Você também pode gostar: Como declarar o seu veículo no Imposto de Renda?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…