Como montar um ecommerce? Abrir um site de e-commerce não é apenas ter uma boa ideia, um bom produto e o melhor preço. Isso é apenas uma parte da equação. Há ainda uma série de fatores que podem determinar o sucesso ou fracasso do negócio e que devem ter a máxima atenção por parte de quem irá empreender.
Abaixo, confira algumas dicas que podem fazer com que seu futuro e-commerce cresça de forma estável e sem sustos.
Como montar um ecommerce? Dicas uteis
Conheça o mercado e encontre o nicho ideal para os seus produtos
Como dissemos no começo deste texto, ter um ótimo produto e um bom preço é apenas parte da equação. Para fazer com que seu e-commerce decole, é preciso entender o mercado em que ele está inserido e, principalmente, estudar a concorrência nos mínimos detalhes.
Com essas informações, você consegue montar os diferenciais necessários para que os seus produtos se destaquem.
E destacando o que seus produtos têm de melhor, é possível achar um nicho específico para eles. Por exemplo, se você quer vender tênis, por que não focar em tênis para praticantes de montanhismo? Ou para triatletas? Ou para quem faz crossfit? Se concentrar em determinados públicos pode ser muito mais eficaz e rentável do que vender tudo para todo mundo.
Procure automatizar tudo o que puder
Muitas pessoas acham que abrir um e-commerce significa ter de cuidar de todos os detalhes.
No entanto, isso é um erro. Ter de se preocupar com tudo, o tempo todo, faz com que você gaste uma energia considerável em pontos que poderiam ser administrados por outras empresas, sem que isso saia do seu controle.
Em outras palavras, sempre que puder, automatize e terceirize setores do seu e-commerce.
Hoje, o mercado conta com empresas que administram serviços de gestão, operação e logística de estoques de diversas lojas online, mas que pode ser supervisionada em tempo real pelos seus proprietários. Além disso, em muitos casos, é uma opção mais barata do que ter o controle de todo o processo, de ponta a ponta.
Foco na tecnologia
Ter uma plataforma estável, intuitiva e confiável para seu e-commerce é essencial, claro. No entanto, é primordial que o preço do sistema caiba no seu bolso, principalmente se você está abrindo o negócio agora. Logo, muita cautela – e pesquisa – na hora achar a solução ideal.
E na busca pela melhor plataforma, leve em conta alguns pontos essenciais.
- O primeiro é que ela deve funcionar com a mesma eficiência tanto em ambientes mobile, quanto para desktops.
- Verifique se a solução está bem adaptada ao Google e outros sites busca. Dessa forma, você consegue economizar o seu orçamento de marketing e pode utilizá-lo em campanhas mais efetivas.
- Compatibilidade da plataforma com os serviços de pagamento. Quanto mais formas de pagamento forem aceitas, maiores são as chances de venda.
Pesquise ainda com outros proprietários de e-commerces – ou com entidades representativas do setor – sobre a reputação das soluções que você escolheu. Cheque como funciona o suporte e se a desenvolvedora tem empresa estabelecida no Brasil.
Dê atenção especial ao marketing
A maioria esmagadora dos especialistas em marketing digital concorda em um ponto: hoje, o mundo de social mídia é 0,5% de “social” e 99,5% de “mídia”. Ou seja, para fazer com que a sua loja tenha o devido destaque em meio a uma concorrência feroz, é preciso ter uma estratégia de marketing inteligente, focada não apenas em anúncios, mas também em conteúdo relevante e, principalmente, ao nicho para o qual seus produtos são destinados.
Produza conteúdo relevante
Quando você ouvir por aí que “o conteúdo é rei”, acredite. Hoje, ter fotos legais e três linhas de informação sobre seus produtos não basta. Logo, é essencial que você tenha uma estratégia de produção de conteúdo robusta e desenvolvida para diversos formatos (imagens, vídeos, GIFs, textos, etc).
Além disso, cuide para que esse conteúdo seja específico e atinja exatamente o público consumidor do seu produto. Por exemplo, se você está vendendo tênis para praticantes de triathlon, além das informações sobre o calçado, produza conteúdos diversos relacionados ao assunto (como iniciar a prática do esporte, as melhores provas no Brasil e no mundo, dicas de alimentação e hidratação para os praticantes, etc).
O ideal é que o responsável por esse setor no e-commerce crie uma estratégia inbound marketing, criando conteúdos relevantes para toda a jornada de compra do consumidor.
Além disso, o material deve ser bem estruturado em termos de SEO (sigla para “Otimização para mecanismos de busca”, em português), para que fique bem ranqueado no Google e afins. E, claro, você deve ter uma certa verba para impulsionar os conteúdos mais estratégicos.
Preocupe-se com a segurança do fluxo de informações
Tão importante quanto os tópicos citados acima, o sucesso do seu e-commerce também passa pela segurança das informações que trafegam pelo site. E para garantir que seus visitantes, usuários e clientes não tenham seus dados interceptados e alterados por criminosos virtuais, a melhor opção é que sua página tenha um Certificado SSL.
O Certificado Digital SSL da Certisign garante que o fluxo de dados de quem passa por seu site trafegue com a máxima proteção. Para isso, o certificado oferece uma forte camada de criptografia e impede que informações como números de cartões de crédito ou senhas bancárias caiam nas mãos erradas.
Além disso, o Certificado Digital SSL da Certisign é usado por mais de 70% dos e-commerces brasileiros. Ele traz o a Validação de Organização, o que garante que a empresa está legalmente constituída, assegurando que a mesma está em operação e que o domínio do Certificado é de sua propriedade.
Entre outras vantagens oferecidas pelo certificado, está um melhor ranqueamento do seu site no Google, já que seu e-commerce tem o selo “Site Seguro Certisign”. E você tem ainda a vigilância constante contra fraudes, já que terá à disposição serviços gratuitos de segurança, como a avaliação de vulnerabilidades e verificação diária de malwares.
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