Categorias: Plataformas Digitais

Como o armazenamento em nuvem pode ajudar a rotina do advogado

Como diria o poeta Paulo Leminski (1944 – 1989): “Nuvens brancas passam em brancas nuvens”. O termo “Cloud Computing” agora está integrado às atividades jurídicas e empresariais, uma vez que a computação em nuvem vem ganhando cada vez mais destaque e utilidades nestes meios.

Graças à computação em nuvem, torna-se possível executar trabalhos por meio da internet sem a necessidade de fazer download de arquivos ou instalar programas no computador. Assim, todas as tarefas que compõem a rotina de um escritório jurídico, fórum ou tribunal – como envio de processos, petições, arquivos e quaisquer outros documentos, podem ser armazenados em servidores online – a nuvem!

Além de oferecer segurança no armazenamento de informações, a nuvem pode trazer alguns benefícios para aumentar a produtividade durante o trabalho.

3 exemplos de como o armazenamento em nuvem podem te ajudar

Compartilhamento em tempo real

É possível explorar a capacidade de trabalhar em determinado arquivo com outras pessoas em tempo real, graças a Colaboração Simultânea, e contar ainda com um espaço significativo para guardar todos os seus arquivos.

Trabalho à distância

Existe também a opção de trabalhar através do seu smartphone já que muitos aplicativos móveis estão disponíveis para otimizar sua produtividade e acaba sendo possível trabalhar em arquivos fora do escritório e longe de um computador.

Certificado Digital em Nuvem

Este novo recurso tem sido o assunto de várias discussões. Inclusive o CEO da GlobalWeb, Marco Zanini, abordou o tema no painel “O uso do Certificado Digital em Nuvem Privada”, na 12ª edição do Congresso de Inovação do Poder Judiciário – Conip Judiciário & Controle, que ocorreu entre os dias 27 e 28 de setembro, em Brasília-DF.

Na ocasião, ele explicou que os certificados em formato de token ou smart card estão sujeitos a danos físicos, roubos, perdas, desgastes do tempo, o que pode inviabilizar o uso. Portanto, a opção tecnológica mais viável e segura é, sem dúvida, o Certificado Digital na nuvem.

Ele esclareceu ainda que o Certificado Digital na nuvem fica armazenado em um servidor Hardaware Security Module – HSM, o mesmo usado pelas autoridades certificadoras, como a Certisign, por exemplo. “Neste caso, os certificados podem ser acessíveis em qualquer lugar, mesmo fora do ambiente de trabalho, dos fóruns e tribunais. Além disso, é compatível para smartphones e tablets”.

Resumindo: quem usa um Certificado Digital na nuvem, ganha em segurança, redução de gastos, e, principalmente, mobilidade.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022