• Identificação Digital
    • Certificação Digital
    • Assinatura Digital
    • Assinatura Eletrônica
    • Biometria
    • Soluções Corporativas
    • mobileID
  • Certificado Digital
  • Novas Tecnologias
    • Curiosidades do Mundo Digital
    • Segurança da Informação
    • Diversão e Entretenimento
    • Dicas
  • Empreendedor & Profissional Liberal
    • Empreendedor
    • Contador
    • Advogado
    • Médico
  • Aumente as vendas
    • Compra Segura
    • Para o seu e-commerce
Categorias: IDENTIFICAÇÃO DIGITAL

Como outros países implementaram a Identidade Digital

Imagem: Certisign

Seja no formato de um token com Certificado Digital ou direto na tela de um celular, o fato é: a Identificação Digital vem ganhando o mundo. Com isso, a passos largos, estamos deixando de lado os velhos documentos em papel e embarcando em soluções de Identidade Digital na forma de chips e códigos binários que cabem na palma da mão. E isso acontece nas mais diversas formas, variando de país para país.

Confira abaixo como algumas nações vêm desenvolvendo suas soluções com Identidade Digital:

Identidade Digital em diferentes países

China

Imagem: Certisign

WeChat. Este é o nome de um aplicativo que nasceu como uma espécie de WhatsApp chinês, mas que, hoje, faz o seu colega do ocidente comer poeira quando o assunto é o número de recursos oferecidos. Com o WeChat, além das conversas, você pode pagar contas, agendar consultas, enviar currículos para empresas, pedir comida, comprar produtos, transferir dinheiro e muito mais. E o aplicativo está tão arraigado no dia a dia chinês que, hoje, ele já funciona também como uma espécie de “RG digital”.

O WeChat vem testando um sistema de documentos virtuais, que usam o reconhecimento facial para identificar os cidadãos. Uma vez com seus dados biométricos armazenados no aplicativo, ele passa a funcionar como um documento de identidade comum, sendo aceito por todos os órgãos públicos chineses. Além disso, todo o processo de autenticação é feito a partir de um sistema de Inteligência Artificial. Legal, né?

Alemanha

Imagem: Certisign

Quem tem um iPhone na Alemanha, devidamente atualizado com a última versão do sistema operacional, poderá incorporar documentos de identificação no smartphone.

O sistema foi desenvolvido pelo Ministério do Interior alemão, permitindo que os usuários do iPhone carreguem cartões de identificação (ou RGs, se preferir), autorizações de residência e até mesmo seus passaportes biométricos em seus celulares da Apple. No entanto, uma vez que a Alemanha é bastante rígida com questões de privacidade, tal tecnologia pode demorar um pouco para se espalhar pelo país, uma vez cada aplicação precisa ser testada e aprovada caso a caso.

Estônia

Imagem: Certisign

É possível dizer que este pequeno país europeu, localizado na região do mar Báltico, próximo à Rússia e à Finlândia, é o mais avançado do mundo quando falamos de Identificação Digital. Isso porque quase 100% da população (pouco mais de 98%, para ser mais exato) utiliza um documento único, que se conecta a uma plataforma chamada X-Road, que unifica as vidas off-line e online dos cidadãos. No mundo “físico”, cada habitante estoniano conta com um cartão dotado de um chip, que funciona como uma identidade única, que traz o RG, carteira de motorista, passaporte, vale-transporte e que permite até mesmo descontos em estabelecimentos comerciais do país.

Com este cartão, é possível acessar quase todos os serviços públicos. Entre eles estão declaração e pagamento de impostos, abertura de empresas, assinatura de contratos, transações bancárias, visualização de histórico médico (o que inclui obter receitas médicas) e até mesmo votar nas eleições locais.

Além disso, em um funcionamento semelhante ao de redes sociais, o usuário fica sabendo exatamente quem acessou o seu perfil digital e pode restringir o acesso a informações que ele considera mais sensíveis.

Aliás, você sabia que também pode se tornar um cidadão digital estoniano? Clique aqui para saber mais.

Uruguai

Imagem: Certisign

Em nosso vizinho, o governo fornece a todos os cidadãos o direito a uma Identidade Digital logo ao nascer. Seu programa funciona de modo semelhante ao da Estônia, com um portal unificado para os mais diferentes tipos de serviços, com o acesso sendo feito por meio de um cartão que reúne todos os documentos.

A expectativa é que, em 2020, toda população com mais de 20 anos tenha um cartão de Identidade Digital e possa autenticar diferentes tipos de transações com ele, incluindo as financeiras. Outro objetivo é digitalizar 100% dos serviços públicos em dois anos (em 2018, esse número era de 50%).

Brasil

Imagem: Certisign

Documento Nacional de Identidade ou, simplesmente DNI. Esse será o futuro da Identificação Digital no Brasil, com o DNI virando um documento na forma de um aplicativo e que poderá funcionar normalmente em um smartphone com Android ou iOS.  Seu uso será igual ao de um documento de papel. Quando necessário se identificar, basta o usuário exibir o DNI na tela do celular. Ele funcionará para o CPF, CNH, PIS, NIT, título de eleitor, RG e certidão de nascimento, sendo válido em todo território nacional.

Para garantir a segurança do DNI, haverá marcas de segurança no mesmo, como um QR Code que otimiza o nível de verificação do documento, impedindo que uma pessoa possa se passar por outra no momento de se identificar, já que o QR Code muda cada vez que o aplicativo for aberto. Além disso, uma marca d’água ao lado e embaixo da fotografia, com a data e hora da abertura do documento, evita que alguém se identifique com um print de tela, por exemplo.

A previsão é que o DNI esteja disponível ao público a partir de 1º de março de 2020.

Como emitir o DNI?

A emissão do DNI é gratuita e exige que o portador dos documentos faça um pré-cadastro por meio do aplicativo, compatível com dispositivos eletrônicos como celular e tablet. Em seguida, o sistema do software irá informar o posto de atendimento mais próximo do requerente para validar o documento. Ao comparecer no local indicado, o solicitante fará um cadastro biométrico, coleta de impressões digitais e captura de foto na Justiça Eleitoral – caso estes não tenham sido feitos antes.

E você sabia que a Certisign oferece uma ampla gama de soluções de Identificação Digital? Se quiser saber mais sobre o assunto, preencha o cadastro logo abaixo. Leva só dois minutinhos!

Você pode gostar: Como a Identificação digital mudou a forma de você usar o seu dinheiro no banco

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Obrigado pelo seu feedback!

PróximoBlockchain e Certificado Digital: perguntas e respostas de como uma tecnologia pode trabalhar com a outra »
Anterior « Como reduzir custos com armazenamento de papel nos hospitais com o Prontuário Eletrônico
Deixe um comentário

    Posts relacionados

  • Crimes na internet aumentam: saiba como se proteger dos ataques de phishing
  • Selfie como meio de identificação nas Universidades
  • Assinatura digital: transferência de carros pode ser feita pela internet

Posts recentes

  • Eventos

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022
  • Eventos

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022
  • CERTIFICAÇÃO DIGITAL

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022
  • CERTIFICAÇÃO DIGITAL

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022
  • CERTIFICAÇÃO DIGITAL

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022
  • Compra Segura

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022
Todos direitos reservadosVisualizar versão padrão