Se existem espaços onde a documentação de todos os processos é essencial, esses são os hospitais. Afinal, é de suma importância que o passo a passo da jornada de um paciente no recinto seja devidamente documentado, desde a sua entrada até o momento da alta. Dessa forma, com o Prontuário Eletrônico, pode-se monitorar todo o seu histórico, entender melhor o seu caso e oferecer o melhor tratamento.
Prontuário Eletrônico pode ajudar na melhoria do Paciente
Digitalização reduz custos da papelada
No entanto, acompanhar toda essa jornada tem um ônus: os altos custos de impressão, armazenamento e mão de obra responsável por gerenciar toda essa documentação que, na esmagadora maioria dos casos, é toda registrada em papel. É uma parte que não é percebida pelos pacientes, mas que gera despesas consideráveis para as instituições de saúde. Sem contar o risco de perda desses documentos.
No entanto, há uma ótima notícia: a digitalização já chegou ao mundo hospitalar e pode ser a saída definitiva para diminuir os custos com armazenamento e gestão da papelada. E essa solução atende por um simpático nome: Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).
Mas o que é o PEP?
Sigla para Prontuário Eletrônico do Paciente, o PEP é uma tecnologia que faz o registro, armazenamento e controle digital das informações dos pacientes de uma instituição de saúde. Com o uso de um tablet, smartphone ou notebook, médicos e enfermeiros podem acessar o histórico clínico, exames, diagnósticos e tratamentos das pessoas que estão internadas.
Quais vantagens o PEP pode trazer?
Uma das suas grandes vantagens é a integração das informações do paciente em uma única tela, dividida em abas, onde médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde podem acessar todos os dados do tratamento, facilitando a tomada de decisões. Isso porque nesse espaço, os responsáveis podem visualizar informações como identificação do paciente. Os exames que devem ser feitos, as hipóteses de diagnóstico, os diagnósticos definitivos, os tratamentos que foram feitos no pacientes, bem como as medicações que foram aplicadas nele, bem como as datas dessa aplicação e as dosagens corretas.
Além disso, é possível anexar arquivos (fotos e vídeos) e exames em um perfil do PEP, para auxiliar o profissional da saúde no diagnóstico ou na execução de procedimentos.
Como o PEP pode ajudar o meio-ambiente?
E com toda essa digitalização gerada pelo PEP, elimina-se o prontuário físico, gerando economia com papéis, impressão e infraestrutura para armazenamento. Isso porque todas as informações ficarão alocadas em servidores e também podem ser guardadas na nuvem, ou seja, o uso de papéis praticamente será extinto do dia a dia dos hospitais.
Segurança
Além da economia com armazenamento e gestão da papelada, o PEP também confere mais segurança ao tratamento do paciente. Isso porque ele deve ser integrado a um Certificado Digital. Dessa forma, todos os documentos relacionados ao paciente são criados, assinados e armazenados digitalmente, com validade jurídica e com chances quase nulas de fraudes.
Um case de sucesso da união PEP + Certificado Digital é o Hospital Samaritano, localizado na zona oeste de São Paulo. A instituição integrou a Certificação Digital Certisign no Prontuário Eletrônico do Paciente e mais de 2.500 funcionários receberam um Certificado Digital e-CPF Certisign.
PEP Tasy
Com um PEP modelo Tasy, da Philips, o hospital obteve uma Certificação de Nível de Garantia de Segurança 2 (NGS-2) do processo de Certificação de sistemas de registro eletrônico em Saúde (S-RES) pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS).
Solução para qualquer tipo de situação
Com esses procedimentos, a instituição deixou de imprimir mais de 500 mil folhas de papel por mês. Além disso, houve melhora na eficiência operacional: com a automatização e digitalização dos processos, a consulta ao histórico do paciente é facilitada. Consequentemente, o atendimento se tornou mais assertivo e qualificado.
Por fim, há mais segurança para profissionais e pacientes. Isso porque foram minimizados os riscos de incompreensão da grafia nas documentações e laudos médicos, já que, agora, os arquivos são eletrônicos.
E você pode encontrar uma solução completa para o seu hospital, que une o PEP, a Certificação Digital e muito mais no CertiMED 4.0. Trata-se de um pacote de soluções de borda, que pode se integrar aos mais diversos sistemas de gestão hospitalar (HIS). Para saber mais, visite nosso site ou cadastre-se no formulário abaixo.
Você também pode gostar: Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) revolução no sistema de saúde
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!