Prazos, clientes difíceis, mudanças inesperadas nas leis, Receita Federal voltando atrás sobre o que já estava pacificado e, claro, o sistema parando de funcionar no último dia do prazo. São muitas as questões do dia a dia que afetam o dia a dia de um(a) Contador(a) e, muitas vezes, abalam suas emoções, especialmente nos dias de maior sensibilidade.
Afinal, Contadores também têm sentimentos. Mas nem sempre podemos jogar tudo para o alto, pegar a bolsa ou a mochila e ir embora para nunca mais voltar. Afinal, os boletos batem à porta, religiosamente. E são pelo menos quatro anos de faculdade para chegar neste lugar, então uma atitude como essa poderia gerar sérios arrependimentos futuros. Pensando nisso, as dicas de hoje são voltadas a como lidar com essas emoções no ambiente de trabalho.
Algo importante que a maturidade traz é o autoconhecimento. Com o passar do tempo, descobrimos o que funciona como um gatilho em nosso emocional e passamos a evitá-los ou a minimizar os danos que essas situações causam. Alguém que se estressa facilmente pode evitar zonas de conflito direto. Já quem é sensível a críticas precisa enxergar seu trabalho como algo de valor e investir cada vez mais em capacitação. A ideia é achar um equilíbrio.
Essa talvez seja a missão mais difícil da vida. Lidar com pessoas é uma arte que poucos dominam, mas todos podem ter conhecimentos básicos. O principal aqui é respeitar os próprios limites e os dos outros. Há quem se irrite com conversas paralelas no ambiente profissional, enquanto há pessoas que não gostam do silêncio e se tornam mais produtivas ouvindo música, por exemplo. Para ambos, um fone de ouvido pode ser um grande aliado. Além disso, cada um tem sua forma de trabalhar. O importante é o resultado final ser o desejado, certo?
Não há emprego perfeito. Alguns são melhores, outros piores, mas o fato é que em todos haverá problemas e aceitar isso torna a jornada mais fácil. Na Contabilidade, especificamente, sempre haverá prazos a cumprir e sistemas com os quais lidarem. Clientes difíceis também fazem parte do pacote. A grande questão é aprender a lidar com cada um deles.
Fica a dica: seu trabalho é importante, mas não deve ser tudo na sua vida. Por isso, invista em experiências boas na sua vida pessoal. Viaje, divirta-se, saia com os amigos, dê boas risadas, tempo à sua família e cuide da sua saúde. Se possível, desenvolva um hobby, como um esporte, uma atividade cultural ou a participação em programas sociais voluntários.
Devemos perder o preconceito de procurar a ajuda de um profissional quando não conseguimos lidar com nossos problemas sozinhos. Terapia não é algo para somente para pessoas com problemas psicológicos. Na verdade, é uma boa prática para quem deseja ter mais qualidade de vida. Simples assim.
E se você quer ganhar uma renda extra para diminuir os problemas financeiros, pode participar do Clube do Contador Certisign. Por meio dele, o Contador ganha uma comissão ao revender Certificados Digitais, o que facilita o pagamento daquele boleto ou da planejada viagem. Faça parte agora!
Você pode gostar de: O que um Contador faria se ganhasse na Mega-Sena?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…