Apesar das restrições impostas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em relação ao Marketing e Comunicação dos escritórios e Advogados, a divulgação do conteúdo e da expertise dos profissionais é permitida, além de se constituir no que de mais valioso o(a) Advogado(a) tem para se comunicar.
Neste contexto, a assessoria de imprensa assume um importante papel e pode ser uma excelente aliada na divulgação do trabalho dos Advogados.
Um profissional especializado irá conversar com o(a) Advogado(a) para entender qual é sua atuação, quais são os temas de domínio e de interesse e, a partir daí poderá fazer um mapeamento dos veículos de comunicação mais interessantes para o profissional e começar a trabalhar as pautas.
Esse trabalho de pautas pode se dar de variadas maneiras:
• Pode ser um simples contato com o jornalista para oferecer um porta-voz para um tema do momento, por exemplo, ou uma pauta atual que poderia ser trabalhada (na qual o Advogado assessorado se encaixe, claro);
• Pode ser um artigo de opinião escrito pelo Advogado com as devidas adaptações para um formato mais jornalístico ou a produção de um release bem estruturado a ser enviado para diversos canais, com posterior follow up com os jornalistas.
É complicado (e nada recomendável) fazer assessoria de imprensa sem um profissional qualificado para tanto. No geral, jornalistas e relações públicas atuam no papel de assessor(a) de imprensa, e podem ser contratados tanto por meio de uma agência estruturada quanto de forma autônoma. Os dois formatos podem trazer bons resultados e a escolha depende muito das expectativas de quem contrata.
O profissional qualificado é imprescindível, pois conhece e tem bom relacionamento com os principais veículos de comunicação de mercado, sabe como abordar os temas de um viés jornalístico e pode dar orientações preciosas de como se portar diante dos jornalistas (existe inclusive um treinamento para isso denominado media training).
A exposição do escritório ou Advogado via assessoria de imprensa é, sem dúvida, muito mais qualificada e credível, uma vez que não se paga o espaço no veículo de comunicação (como no caso da propaganda). Além disso, o(a) Advogado(a) estará sempre comentando algum tema relevante de seu conhecimento, o que agrega informação ao público, diferentemente de um espaço publicitário.
Outro ponto importante é que a assessoria de imprensa é uma das ferramentas que auxilia muito o(a) Advogado(a) a se tornar uma autoridade em determinado(s) tema(s), o que pode ajudar a diferencia-lo de outro profissionais.
Por fim, todo conteúdo que a assessoria consegue emplacar na imprensa pode ser aproveitado para alimentar outros canais do escritório:
• Site,
• Newsletters,
• Redes sociais.
Desta forma, é possível amplificar o conteúdo e fazê-lo chegar a um público bem maior.
Valer ressaltar que o trabalho da assessoria é de grande importância, porém, nos dias de hoje, não poder ser mais feito de forma isolada. É imprescindível que este trabalho esteja alinhado aos objetivos do escritório, bem como outras ações de comunicação e Marketing, pois é o conjunto de ações que faz a diferença na divulgação do trabalho de um(a) Advogado(a) ou/e escritório.
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