Muitos Advogados ainda acreditam que investir em evento é algo dispendioso e que não traz resultados significativos. Este artigo tem intenção de desmistificar esta questão e trazer algumas informações e dicas sobre a organização de eventos e como podem ser importantes na divulgação do conhecimento técnico de um escritório.
Eventos são poderosos instrumentos de comunicação
Conteúdo é a ferramenta mais valiosa para um escritório que quer chegar a seus públicos-alvo. Isso porque as normas do código de ética da OAB são restritivas, mas também, porque é um dos fatores que mais interessa uma empresa que procura um escritório de advocacia: é preciso saber se aquele Advogado domina o assunto e pode trazer saídas para os problemas enfrentados.
Os eventos estão entre as diversas ferramentas de Marketing que podem auxiliar um escritório a disseminar conteúdo com eficiência. Com uma grande vantagem: a interação é direta. Ou seja, além da divulgação da marca e da proficiência do profissional em determinado assunto, o evento propicia um contato pessoal único, no qual se pode interagir diretamente com o cliente ou prospect, tirar dúvidas, ir além do tema apresentado, conversar e trocar cartões. É possível ter uma resposta imediata ao assunto abordado e um contato olho no olho que vai muito além de um “like” nas redes sociais.
É caro investir em eventos?
Depende. Há eventos de todos os tipos para todos os bolsos. Escritórios com budgets de Marketing mais modestos podem começar com foco em eventos in house ou mesmo alugando sala em hotéis com localidade estratégica. Promover pequenos encontros – café da manhã para apresentar um tema do momento, convidar uma figura de renome para complementar o debate de determinado assunto – pode ser boa oportunidade para fortalecer o relacionamento com clientes, convidar prospects e, também, apresentar a expertise em Direito Tributário, por exemplo, para clientes que são apenas atendidos pela área Trabalhista do escritório, e assim por diante.
Com um pouco mais de budget para investir, já é possível pensar em eventos de mercado. Ser patrocinador e palestrar em seminários, conferências ou painéis de eventos de renome em determinada área é uma excelente oportunidade de estar em contato direto com público de qualidade e potenciais prospects. Na maioria das vezes, a cota de patrocinador do evento dá acesso ao mailing list de participantes, que pode (e deve) ser incorporado no mailing de prospecção do escritório para futuras inteirações (desde contato com a área comercial do escritório, até convite para um evento in house).
Como escolher quais são os melhores eventos para o meu escritório?
A resposta para esta pergunta é simples: com planejamento. Antes de tomar a decisão de investir em qualquer tipo de evento, é importante ter claro qual é o momento do escritório, quais são as áreas foco e qual tipo de público se quer atrair. Ao traçar objetivos claros, é possível tomar decisões conscientes e fazer investimentos que gerem melhor retorno. E, claro, isso não vale somente para eventos, mas para toda estratégia de marketing de um escritório.
Mensuração de resultados
Outro fator fundamental é medir os resultados das ações realizadas, até como justificativa de custos e incentivo para realizar novas.
Para os eventos in house, é importante encerrar o evento com um questionário para os participantes, com objetivo de ter um retorno sobre a ação realizada e entender quais as intenções e expectativas dos clientes sobre determinado assunto. Para os eventos de mercado, é preciso criar a rotina de um relatório que deve sempre ser preenchido por um responsável do escritório após a palestra, onde será incluído mailing de presentes, as interações feitas, os cartões trocados, além de qualquer outra informação relevante.
Para ambos os casos, o follow up é fundamental. O evento não deve “morrer” após seu término. Ações devem ser geradas com objetivo de converter negócios, o que pode ser feito a partir da tabulação das informações colhidas pós evento e um esforço coletivo entre os sócios do escritório para retomar o assunto com os participantes interessados.
Em conclusão:
Deixar de investir em eventos sobre temas estratégicos para seu escritório devido ao corte de budget pode ser um grande erro de percurso. Faça um bom planejamento de acordo com os objetivos do seu escritório e o orçamento, aproveite muito bem as inteirações em cada fase da ação (pré-evento, durante o evento, e follow up), e certamente o esforço será recompensado.
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