Já é fato que as compras online proporcionam muitas facilidades, mas os consumidores precisam ficar atentos quanto à segurança das lojas virtuais. E para evitar que você caia em golpes e garantir a privacidade dos seus dados. Confira 8 dicas para comprar com segurança na internet.
O Vídeo carregará em breve, depois, é só apertar o play ▶
Se no começo dos anos 2000, os brasileiros tinham receio em fazer suas compras online, hoje, a coisa é bastante diferente. Um estudo realizado pela Ebit/Nielsen apresentado em 29 de agosto de 2018, revelou que, no primeiro semestre deste ano, 27,4 milhões de consumidores fizeram pelo menos uma compra online no Brasil.
A alta é de 7,6% com relação ao mesmo período do ano passado. Dado esse que está ligado ao crescimento da influência dos smartphones nas decisões de compra dos usuários.
Procure no site informações como razão social, CNPJ, endereço, telefone, e-mail. Tenha cuidado se o site exibir apenas um celular como forma de contato.
Pergunte a seus amigos, vó, tia, amigo do seu amigo se eles conhecem a loja ou se já compraram lá e caso a resposta seja positiva, o que acharam da experiência. Você pode ver a opinião de outros consumidores nas redes sociais e em sites como Reclame Aqui e Buscapé.
Um velho ditado, pode te ajudar em muitas coisas. Fuja de artimanhas criminosas como o phishing e desconfie de tudo o que você recebe no e-mail solicitando senhas e dados muito pessoais. Um e-mail que parece ser tão convincente visualmente, pode não ser.
Sugerimos que você não faça esse tipo de transação (compras online, operações bancárias) em lan houses ou cybercafés, pois estes ambientes podem ser alvos fáceis para roubar seus dados.
Verifique se a página possui o Selo de segurança. Normalmente fica no rodapé, esses selos são sempre clicáveis. Caso note que se trata apenas de uma imagem já é um indício de se preocupar. Se a imagem for clicável, verifique se o Certificado Digital foi emitido para o mesmo endereço web da página em que você está.
Observe se o endereço do mesmo passa a receber um “s” após o “http://” comum na barra de endereços.
Além do https://, o selo de segurança habilita um ícone de cadeado ao lado do endereço da página no navegador.
Chamada tecnicamente de Extended Validation (EV), torna a barra de endereços verde, sinalizando alta segurança, mas não se esqueça de passar pelas 3 dicas anteriores.
Conferindo estes sinais, junto com a reputação do site nos mecanismos de pesquisa, você garante que o site está realmente seguro para navegar e inserir seus dados.
O Clube de vantagens Certisign tem parceria com as maiores lojas virtuais do Brasil e oferece descontos especiais para quem tem Certificado Digital Certisign. Bacana, NÉ?
Você também pode gostar: Passo a passo de como acessar o Clube de vantagens Certisign
Fonte: ebit com informações Certisign
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…