O Clube do Contador Certisign tratará neste post sobre os vários tipos de capital utilizados na Contabilidade. Mas, antes de entrar no universo dos “capitais”, vamos verificar o que eles significam.
Nas Ciências Contábeis, o patrimônio é a concepção do conjunto de capitais. A origem desses capitais está assinalada pelo passivo (saldo das obrigações devidas), enquanto a aplicabilidade desses capitais está sublinhada pelo ativo (bens e direitos pertencentes a um estabelecimento). Então, a definição de capital é: o agrupamento de haveres, como soma de bens ou recursos, colocados à disposição da entidade (seja pessoa física, jurídica ou organização da sociedade civil) independentemente desses recursos serem provenientes de proprietários ou terceiros.
O capital, que geralmente fica à disposição para a produtividade e geração de novas riquezas, tem várias acepções. São elas:
É a aplicação de recursos introdutória realizada pelos sócios proprietários da empresa e equivale ao patrimônio líquido inicial. O Capital Social só é mudado quando os proprietários formalizam investimentos suplementares, como aumento de capital, ou desinvestimentos, que é a atenuação de dinheiro. Na prática, é considerado o poder financeiro de uma empresa. Geralmente, ouvimos a expressão “A empresa X vale Y”. Isso significa que o “Y” é valor diretamente ligado ao Capital Social.
É o mesmo que “Capital Social”, que pode receber ainda o nome de “Capital Integralizado”. Reforçando: é a parcela de dinheiro que será efetivamente colocada à disposição da empresa para suas operações.
Também conhecido como “Patrimônio Líquido” é o valor concebido pelos sócios. É a integralidade do capital social, contabilizando, ainda, as reservas e os lucros. Em outras palavras é o resultado consequente da atividade financeira da entidade, reservas de capital, reservas de lucros e os próprios lucros.
Ao pé da letra, é o dinheiro que faz o negócio girar, ou seja, é o elemento fundamental e necessário para o funcionamento das atividades do estabelecimento no dia a dia.
Configura os recursos provenientes de terceiros utilizados para a obtenção de ativos para a entidade.
É a soma do passivo + capital próprio da empresa. Retrata o total dos recursos usados no financiamento das atividades (passivo total). É igual à soma de todas as origens que estão à disposição da entidade e que estão aplicadas no ativo.
Recursos disponibilizados pelos proprietários e que estão realmente postos à disposição da empresa.
São os recursos registrados no patrimônio líquido, contudo ainda não estão às ordens para serem utilizados pela entidade.
Corresponde ao Capital Integralizado e ao Capital a Integralizar. Subscrição é a conduta constitucional pela qual o sócio, acionista ou proprietário da empresa individual encarrega-se da obrigação de transferir bens ou direitos para o patrimônio da entidade à qual está vinculado.
São as pessoas que compõem uma organização. Todos os indivíduos que trabalham em uma empresa têm conhecimentos, habilidades e experiências. Todas essas noções constituem o capital humano das organizações, assim como a cultura, os valores e a filosofia da instituição.
Capital próprio de empresas de capital aberto e Sociedades Anônimas que negociam suas ações em bolsa de valores. Sendo assim, quando as ações são colocadas à venda, os valores de compra são inscritos no patrimônio líquido, mas como Capital Autorizado, sendo registrado isoladamente do Capital Social.
Em mercados cada vez mais globalizados e competitivos, os profissionais da Contabilidade e gestores precisam entender que a diferença entre as organizações consiste nos procedimentos de captar, conservar, progredir e aproveitar todas as potencialidades desses diferentes tipos de capitais.
Quanto ao Certificado Digital, se você ainda não tem o seu ou precisa renovar, adquira aqui. Caso precise indicar um Certificado ao seu cliente, faça isso por meio do Clube do Contador. Não há custos para fazer parte e você ainda é remunerado(a) pela revenda de Certificados Digitais.
Você pode gostar de: Análise de custos: o que é e como fazer?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…