Categorias: Notícias Contábeis

Confira os prazos das obrigações acessórias de junho

Diante da quantidade elevada de obrigações acessórias a que as empresas estão sujeitas e para facilitar a vida dos profissionais da Contabilidade como uma forma de auxílio na programação e elaboração das mesmas, o Clube do Contador, apresenta um resumo com as principais obrigações a serem cumpridas no mês de junho, identificando a competência e o prazo final para apresentação.

3 de junho: Imposto sobre Operações Financeiro apurado no 3º decêndio de maio de 2016; recolhimento do Imposto de Renda Retido na Fonte relacionado ao período de 21 a 31 de maio de 2016, incidente sobre: rendimentos de juros de capital próprio e aplicações financeiras, inclusive os atribuídos a residentes ou domiciliados no exterior; títulos de capitalização; prêmios, até mesmo os distribuídos sob a forma de bens e serviços, obtidos em concursos e sorteios; multa ou qualquer vantagem por rescisão de contrato.

5 de junho: Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior – CBE, referente ao 1º trimestre de 2015.

6 de junho: pagamento dos salários mensais. É importante consultar o documento coletivo de trabalho da categoria profissional, que pode estabelecer prazo específico para pagamento de salários aos empregados.

7 de junho: depósito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, correspondente à remuneração paga ou devida em maio de 2016 aos trabalhadores; envio, ao Ministério do Trabalho e Previdência Social – MTPS, da relação de admissões e desligamentos de empregados ocorridos em maio; Simples Doméstico de maio de2016: contribuição previdenciária a cargo do empregador doméstico e de seu empregado, recolhimento da contribuição social para financiamento do seguro contra acidentes do trabalho, recolhimento para o FGTS, depósito destinado ao pagamento da indenização compensatória da perda do emprego, sem justa causa ou por culpa do empregador, inclusive por culpa recíproca, e recolhimento do IRRF, se incidente; pagamento do salário mensal dos empregados domésticos.

10 de junho: comprovante de Juros sobre o Capital Próprio da empresa do mês de maio de 2016; pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI incidente sobre cigarros que contêm fumo; envio, ao Sindicato da categoria profissional, cópia da Guia da Previdência Social de maio;

12 de junho: Escrituração Fiscal Digital – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços – ICMS e Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI – EFD ICMS/IPI referente ao mês de abril de 2016.

14 de junho: EFD-Contribuições – Programa de Integração Social – PIS e Cofins; Pagamento do IOF apurado no 1º decêndio de junho; recolhimento do IRRF de 1º a 10 de junho, incidente sobre: rendimentos de juros de capital próprio e aplicações financeiras, inclusive os atribuídos a residentes ou domiciliados no exterior; títulos de capitalização; prêmios, até mesmo os distribuídos sob a forma de bens e serviços, obtidos em concursos e sorteios; multa ou qualquer vantagem por rescisão de contrato; pagamento da Contribuição de Intervenção no Domicílio Econômico de maio.

15 de junho: Contribuição previdenciária de maio devida pelos contribuintes individuais, pelo facultativo e pelo segurado especial que tenha optado pelo recolhimento na condição de contribuinte individual; IRRF de maio, incidente sobre rendimentos de residentes ou domiciliados no País; recolhimento da Cofins, da Contribuição Social sobre o Lucro – CSL e do PIS-Pasep retidos na fonte sobre remunerações pagas por pessoas jurídicas a outras pessoas jurídicas, correspondente a fatos geradores ocorridos no mês de maio; pagamento da Cofins e PIS/Pasep de maio pelas entidades financeiras e equiparadas; pagamento do Simples Nacional de maio; recolhimento unificado do IRPJ/CSL/PIS/Cofins, relativamente às receitas recebidas em maio.

21 de junho: entrega da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF), com informações sobre fatos geradores ocorridos no mês de abril de 2016.

23 de junho: recolhimento do IRRF correspondente a fatos de 11 a 20 de junho de 2016, incidente sobre rendimentos de juros sobre capital próprio e aplicações financeiras, inclusive os atribuídos a residentes ou domiciliados no exterior, e títulos de capitalização; prêmios, inclusive os distribuídos sob a forma de bens e serviços, obtidos em concursos e sorteios de qualquer espécie e lucros decorrentes desses prêmios; e multa ou qualquer vantagem por rescisão de contratos; pagamento do IOF do 2º decêndio de junho de 2016.

24 de junho: Cofins, PIS/Pasep e IPI de maio; pagamento do Imposto de Renda devido pelas empresas optantes pelo Simples Nacional incidente sobre ganhos de capital (lucros) obtidos na alienação de ativos no mês de maio de 2016; pagamento do Imposto de Renda devido por pessoas físicas, no que diz respeito ao mês de maio: sobre rendimentos recebidos de outras pessoas físicas ou de fontes do exterior; residente ou domiciliada no Brasil, devido sobre lucros; sobre ganhos auferidos em operações realizadas em bolsas de valores, de futuros ou assemelhadas, ou alienação em ouro e ativo financeiro.

30 de junho: pagamento do parcelamento excepcional – PAEX de débitos vencidos até 28 de fevereiro de 2003 e entre 1º de março de 2003 e 31 de dezembro de 2005; pagamento do parcelamento especial para ingresso no Simples Nacional; recolhimento das contribuições desContadas dos empregados em maio; entrega à Receita Federal, pelos Cartórios de Ofício de Notas, de Registro de Imóveis e de Registro de títulos e Documentos, da Declaração de Operações Imobiliárias relativa às operações de aquisição ou alienação de imóveis realizadas durante o mês de maio por pessoas físicas ou jurídicas.

Mesmo que tudo mude, você vai continuar sendo único. Se você ainda não possui o seu Certificado Digital clique aqui e seja uma pessoa segura. Já possui Certificado Digital? Use hoje mesmo o Clube de Vantagens Certisign: descontos que já compensam o investimento.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022