Conheça algumas startups que planejam revolucionar a saúde

No dia 07 de abril, celebramos o Dia Mundial da Saúde. Além de médicos e enfermeiros, devemos também homenagear todos os profissionais que trabalham dia após dia para tornar melhor a saúde de todos nós. E isso passa por aqueles que trabalham em startups, cujo objetivo principal é revolucionar o setor. Conheça algumas delas.

Iodine

Esta empresa cria aplicativos que ajudam pacientes a entender doenças específicas e as propriedades dos remédios disponíveis para o cuidado das mesmas. O Start, por exemplo, é um app da companhia que ajuda pacientes com depressão a rastrear as melhoras durante o tratamento.

Hometeam

Ao invés de sair caçando referências de bons cuidadores para auxiliar seus parentes, que tal deixar uma startup fazer isso? A Hometeam disponibiliza cuidados homecare para idosos, com o oferecimento de um iPad a cada família, onde são exibidas atualizações regulares sobre a saúde do paciente.

Anatolab

Criada no Paraná, a AnatoLab é uma startup de P&D que cria simuladores do corpo humano que auxiliem no ensino de cursos da área da saúde. Dessa forma, o objetivo é “aposentar” produtos utilizados atualmente em laboratórios de anatomia, que são modelos anatômicos tradicionais, estáticos demais e que não demonstram o funcionamento de sistemas do corpo. A proposta da companhia é desenvolver modelos interativos que facilitem a aprendizagem do aluno, como simuladores do movimento da musculatura, dos sistemas respiratório e circulatório, entre outros que possuam um diferencial se comparado com os modelos atuais.

Bomédico

Nascida no Rio Grande do Norte, a Bomédico é uma plataforma que trabalha na redução do tempo de espera dos pacientes em dias de consulta, para otimizar os atendimentos médicos. O app marca consultas de forma intuitiva e direciona o paciente ao especialista mais próximo. Tudo na tela do seu smartphone.

Celmatix

A Celmatix aposta no Big Data para revolucionar a saúde. Esta startup processa dados médicos de milhares de mulheres para prever quais tratamentos de fertilidade são melhores para resultar em uma gravidez de forma personalizada, consequentemente, mais segura. Além disso, a empresa está desenvolvendo um teste genérico capaz de prever a infertilidade.

E a Certificação Digital Certisign também ajuda na melhoria da saúde. Você já conhece o PEP?

Os benefícios da desmaterialização de processos não têm fronteiras e agora, a digitalização de processos também está no ramo hospitalar, tendo como carro chefe o PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), que substitui o antigo prontuário em papel.

Além de reduzir significantemente os custos operacionais, como o armazenamento e arquivamento de documentos em papel, a dinâmica do PEP permite que todos esses documentos tenham sua organização feita de forma muito mais prática e bem estruturada, facilitando a vida do médico e do paciente, ganhando em segurança e precisão do diagnóstico.

Por necessitar de um software específico para ser emitido, o PEP permite gerir e analisar inúmeros dados e estatísticas sobre o funcionamento hospitalar, como a performance dos processos por si só, ou até indicadores de desempenho do próprio hospital.
A redução dos custos operacionais também impacta no espaço físico, permitindo que salas que antes eram usadas para guardar documentos se tornem novos ambientes e consultórios, expandindo os serviços do hospital.

Por ser um documento digital, o PEP é muito mais seguro no que se refere aos dados trafegados, por necessitar da Certificação Digital para ser validado, com o devido apoio jurídico quando necessário.

Médicos de todo o país estão substituindo a caneta e o carimbo pelo Certificado Digital ICP-Brasil, e, agora, “carregam” o seu consultório no bolso. Em qualquer lugar, a qualquer hora, esses profissionais podem autorizar exames, prescrever medicação, entre outros processos, por meio do Portal de Assinaturas Certisign. Basta submeter o documento, assinar com o Certificado e enviar a outra parte interessada com total validade jurídica. Tudo isso com apenas alguns cliques e sem a necessidade de impressão.

Confira no vídeo abaixo como o PEP funciona na prática:

Um Feliz Dia da Saúde a todos que contribuem para melhorá-la!

Este conteúdo foi útil para você? Se deseja continuar recebendo materiais relacionados, preencha o cadastro logo abaixo. É rápido e leva apenas dois minutos.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022