Alguns brasileiros têm pensado em sair do país em busca de desenvolvimento profissional e de uma vida melhor. E com essa meta, uma das mais frequentes opções de destino tem sido Portugal, tanto pela similaridade na língua, quanto pela ligação histórica.
O que faz sentido, uma vez que não há necessidade de aprender um novo idioma e tem inclusive à facilidade da alimentação afinal, quem não aprecia uma deliciosa bacalhoada, um pastelzinho de Belém e até mesmo um bom vinho?
No entanto, estas familiaridades não se aplicam, necessariamente, à Contabilidade. Isso porque cada país tem sua própria forma de lidar com impostos e alíquotas vigentes.
Assim, um Contador que deseja trabalhar em Portugal precisará aprender como seu sistema funciona antes de ingressar no mercado de trabalho local.
O que você precisa saber pra ir para Portugal
Visto
Os brasileiros que desejam ir para Portugal pelo período de até três meses não precisarão de visto. No entanto, esta permissão é dada apenas para as viagens com objetivo de turismo; reunião de negócios; cobertura jornalística e missão cultural.
Nestas condições, para entrar no país é preciso ter:
- Passaporte com validade para, pelo menos, três meses a mais do que a duração prevista para a estadia;
- Passagens aéreas de ida e volta;
- Comprovação da hospedagem;
- Documento que comprove vínculo laboral ou atividade profissional no Brasil;
- Comprovação financeira para se manter no país. Isso significa o valor de 75 euros, mais 40 euros por cada dia de permanência.
Mas, quem decidir residir e trabalhar em Portugal precisará de um visto próprio para isso. Este pode ser requerido após o profissional conseguir um emprego em terras portuguesas.
Custo benefício
Quem for viver em um país estrangeiro deve saber, obviamente, que não apenas ganhará na moeda local, mas que os gastos também serão convertidos. Logo, quem ganha em euro, gasta em euro.
E é sempre bom lembrar que o atual salário mínimo em Portugal é de 676,67 euros. Já o salário médio para quem atua com Contabilidade é de 40 mil euros por ano. Por mês, isto significa aproximadamente 3.300 euros.
Sobre o custo de vida, assim como no Brasil, o principal gasto é com moradia. Isso porque o valor dos imóveis vem crescendo proporcionalmente ao aumento da procura. Tanto é que o valor do aluguel de um apartamento de 40 metros quadrados é, em média, 550 euros por mês.
Por isso, a principal dica para quem deseja mudar para Portugal é: vá primeiro para conhecer, sondar e ver se vale a pena imigrar. Se for possível ir com emprego certo, a situação fica mais fácil, porque a probabilidade de enfrentar grandes dificuldades, especialmente as financeiras, será bem menor.
E você, Contador, para onde tem vontade de imigrar? Conte-nos!
Você pode gostar: Contador Imigrante: trabalhando com contabilidade na Austrália
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!