Categorias: CONTADOR

Contabilidade Online ou Contabilidade Tradicional? Qual escolher?

Independentemente de ser microempresa, empresa de pequeno porte, microempreendedor individual ou uma gigante do mercado, um fato é certo: toda pessoa jurídica precisa da atividade contábil para garantir sua saúde financeira. Afinal, é somente por meio desta ciência que um empreendedor pode analisar, gerenciar, planejar e decidir sobre o que é mais importante para qualquer negócio: o dinheiro. Em suma, a Contabilidade é um subsídio imprescindível para que o administrador atue com competência ao executar a atividade operacional. Até aí nenhuma novidade, certo?

O “X” da questão está em uma disputa que vem se acirrando a cada dia: a Contabilidade presencial versus a Contabilidade online.

Qual a diferença entre Contabilidade Tradicional ou Contabilidade Online?

Com o propósito de traçar as variações entre os dois modelos, o Clube do Contador Certisign elaborou um guia que traz um apanhado geral das duas formas do fazer contábil. Vamos lá:

Na Contabilidade online

É possível contratar serviços contábeis a preços reduzidos, inclusive essa é uma grande polêmica entre os Contadores. Vários sites prometem cuidar de todas as obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias a um preço acessível. O atendimento, ilimitado, pode ser feito por chat, e-mail ou telefone, e tudo, absolutamente tudo pode ser feito pela internet, desde a emissão de notas fiscais, pagamento e emissão de guia de impostos, envio de declarações, cálculo de pró-labore dos sócios até o faturamento mensal e anual.

Uma das vantagens deste sistema é que o empresário pode controlar a empresa de onde estiver, pelo computador, celular ou tablet. Outro privilégio para as empresas é que o trabalho é feito por Contadores devidamente credenciados no Conselho Regional de Contabilidade – CRC de sua localidade: sinônimo de segurança!

Contabilidade presencial

O empresário conhece o Contador (e, muitas vezes, têm uma relação de amizade) que, cada vez mais, conduz ao crescimento pessoal e profissional de seu cliente; instiga mudanças que geram resultados; condiciona à empresa à alta performance; estabelece estratégias para o futuro; identifica e reforça valores do negócio. Ou seja, foi-se o tempo que o Contador só era utilizado para fazer cálculos, registros, controles, declarações, escriturações e análise de balanços. É claro que ele continua com todas essas funções, mas ao longo dos últimos anos, ele foi incumbido de assessorar a empresa. Portanto, em virtude de tantas responsabilidades e processos burocráticos na Contabilidade, a quem prefira ter um Contador presencial.

O que dizem os especialistas sobre as Contabilidades Digitais

Na opinião do professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Edgard Cornacchione, as inovações tecnológicas vêm transformando o modo de se fazer Contabilidade das empresas de todos os portes e segmentos. Em seu parecer, independentemente da Contabilidade ser online ou presencial, ambas as formas são frutos do trabalho de um Contador e “um bom Contador precisa sempre estar adaptado à evolução da tecnologia, de maneira a manter o funcionamento de seu trabalho adequado em relação às exigências do mercado e às necessidades dos clientes”.

Para ele, o mercado da Contabilidade presencial não está correndo nenhum risco de desaparecer: “Precisamos desmistificar o contexto de que a Contabilidade online veio para acabar com a profissão contábil. Muito pelo contrário: as empresas físicas podem ser mais rentáveis, estender sua carteira de clientes e melhorar o atendimento, oferecendo mais proximidade ao cliente. A pessoalidade está longe de se tornar ultrapassada”, garante o especialista.

Diante deste cenário, o Clube do Contador da Certisign recomenda a todos os Contadores – online e presencial-, que não basta ter um atendimento nota dez com seus clientes, com respeito e cordialidade. Isso é o mínimo esperado. Quando um Contador é solicitado, ele tem a obrigação de ajudar o empresário a atingir seus objetivos. A Contabilidade tem ganhado muito com diversos tipos de evoluções tecnológicas e que melhoram e facilitam o trabalho do contador, permitindo atender mais clientes e ser mais competitivo.

Lembrem-se sempre: o cliente é o maior e principal propagador da sua empresa, uma vez que é ele quem vende positivamente ou negativamente o seu negócio! Como diz o autor Don Peppers, sócio fundador do Peppers & Rogers Group, uma das mais renomadas empresas de consultoria em gestão do mundo, “as empresas existem para criar e preservar seus clientes, e não para criar produtos, como muita gente imagina. Os produtos são efêmeros, os clientes não”.

Contador, a Certisign te ouviu e acaba de lançar um programa com novas vantagens financeiras para você. Venha para o Clube do Contador Certisign ou ligue para (11) 3546 3800.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022