Imagem: Certisign
Em tempos de pandemia, a maior parte dos profissionais da Contabilidade está trabalhando em suas casas, em regime home office. A tecnologia e a otimização de sistemas, entre muitos outros fatores, ajuda o contador a focar no que realmente importa. Isso nos leva a refletir se a Contabilidade online é realmente uma inimiga ou o prenúncio de um futuro que já está aí, e que não parece tão desolador.
A proposta da Contabilidade online é entregar para os clientes processos que podem ser automatizados, ainda que não o seja por muitos. Nos planos mais básicos são oferecidos softwares fiscais, fluxo de caixa, emissão de boletos e geração de folha de pagamento.
Os mais completos proporcionam até mesmo gráficos baseados nas informações contábeis das empresas, o que faz muitos empreendedores optarem por este serviço.
Contudo, por mais que hoje a Contabilidade online seja vista como uma ameaça aos empregos dos contadores, há quem a encare como mais uma oportunidade de guinada profissional.
Sabemos que a evolução tecnológica é inevitável, principalmente porque ela está atrelada a uma significativa redução de custos – apesar de prescindir da assistência direta de um profissional da Contabilidade, que poderá indicar caminhas e soluções viáveis para a saúde financeira do empreendimento.
Softwares oferecidos pelas empresas de Contabilidade online podem ser utilizados pelos próprios escritórios contábeis, para tornar seus processos mais práticos. Com o Certificado Digital Certisign, por exemplo, é possível fazer a autenticação de documentos de qualquer lugar com total validade jurídica, de forma rápida, segura e econômica por meio do Portal de Assinaturas.
Além disso, alguns softwares e plataformas também possibilitam a capacitação dos colaboradores para atuarem em diferentes áreas da Contabilidade, abrindo as possibilidades de crescimento do negócio.
Logo, um escritório pequeno poderá ampliar seus horizontes, agregando à sua equipe especialistas em Terceiro Setor, Auditoria, Perícia Contábil e outras áreas específicas, como por exemplo, o IFRS full.
A realidade de hoje é que, em geral, um escritório contábil emprega metade da sua mão de obra em atividades que poderiam ser feitas por um programa de computador. A ideia é que, com a otimização do trabalho, os profissionais possam se dedicar mais especificamente a atender às necessidades dos seus clientes em termos de gestão. Ou seja, prestando um trabalho de análise e consultoria.
Na história da evolução humana, sobreviveram apenas aqueles que se mostraram não mais fortes, mas sim mais adaptáveis às novas realidades. Ficar preso ao passado não vai evitar que um novo mundo surja e se torne a regra em vez de a exceção. Viver sem a internet hoje parece ser impossível ou, pelo menos, significativamente mais difícil.
Portanto, este é o momento de repensar conceitos e eleger aqueles que realmente são vilões e os que podem se tornar oportunidades. É importante fazer essa diferenciação para não ficar para trás, perdendo campo de trabalho para aqueles que souberam se adaptar.
Afinal, o intuito é sobreviver e evoluir.
Você pode gostar de: O Certificado Digital e seus impactos na Contabilidade
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…