Toda área profissional tem os seus jargões característicos, que até parecem outro idioma para quem está de fora. E essa realidade não é diferente para um(a) Contador(a) em meio ao exercício da profissão: passivo, amortização, exercício social, contas contábeis, exaustão e tantos outros que deixam qualquer um meio confuso.
Isso é um desafio para vários Contadores, principalmente para os recém-chegados no mercado de trabalho, pois ainda têm muitas dúvidas acerca da atividade que é vital para a sobrevivência das empresas de todos os portes e segmentos. Mas não é só isso: quem se aventura por esse universo precisa aprender a lidar com inúmeras conceituações que demandam uma terminologia singular.
Por isso, com o intuito de auxiliar o dia a dia do(a) Contador(a), o Clube do Contador Certisign está traduzindo alguns termos do contabilitês, no glossário que segue. Vamos lá!
Também conhecida por papeis. São as parcelas que integram o capital social de uma empresa, ou mesmo as unidades de títulos emitidas por sociedades anônimas. Quando as ações são expedidas por companhias abertas ou assemelhadas, são negociadas em Bolsa de Valores.
Também conhecido por “acionário”, é o titular que detém uma ou mais ações de uma empresa de capital aberto ou fechado. O acionista pode ser tanto pessoa física quanto jurídica.
Percentual ou valor fixo que se aplica para o cálculo de um tributo.
É a parcela anual retirada pelo proprietário da empresa para atender à depreciação de bens ativos – como veículos, máquinas, equipamentos, entre outros.
Compra de um ativo financeiro na expectativa de que, com um determinado tempo, ele produza um retorno do ponto de vista econômico. Ou seja: a pessoa espera não só obter de volta do dinheiro aplicado, mas também obter um valor excedente, a título de juros.
É um termo empregue para expressar valores, bens, créditos e direitos que formam o patrimônio de uma empresa singular ou coletiva. Os ativos são divididos em circulante (curto prazo) e (não circulante) longo prazo.
É uma demonstração que tem por objetivo apresentar a situação financeira e contábil de uma empresa em um determinado período.
Conjunto de dados que demonstram as atividades de uma empresa com a sociedade. Seu propósito é publicar a gestão econômico-social e o relacionamento com a comunidade na qual ela está inserida, apresentando o resultado de sua responsabilidade social.
Valor sobre o qual se aplica a alíquota para calcular a quantia a pagar.
Tudo aquilo de material ou imaterial, com valor econômico que uma empresa possui, seja para uso próprio, troca ou consumo.
São os recursos externos angariados pelas empresas para custear suas atividades. Por exemplo: empréstimos, financiamentos e dívidas a fornecedores.
Também chamado de “patrimônio líquido”, representa os valores que os sócios têm na empresa em um determinado período.
Valor deliberado em estatuto ou contrato, aplicado pelos sócios ou acionistas nas atividades da empresa.
Arquivo de computador que contém um conjunto de informações referentes à entidade para o qual o Certificado foi emitido, seja uma empresa ou pessoa física. *A Certisign é Autoridade Certificadora líder na América Latina e conta com uma rede de mais de 2.200 locais de atendimento por todo o Brasil e até no exterior. Além disso, quem é contador pode receber comissão pela revenda de Certificados Digitais por meio do Clube do Contador Certisign.
São a essência da Contabilidade que, inclusive, já foram chamadas, por este motivo, de “Ciências das Contas”. Elas se constituem de bens, direitos, obrigações, capital e reservas de uma empresa. O objetivo dessas contas é registrar as movimentações transcritas no livro diário.
Esse termo você sabe de cor, não é Contador(a)? Trata-se da ciência teórica e prática que estuda os métodos de cálculo e registro de patrimônios e movimentações de uma empresa de pessoas físicas, empresas em geral, terceiro setor e órgãos governamentais.
Dispêndio de valores na fabricação de um produto ou no desenvolvimento de um serviço, bem como na comercialização de uma determinada mercadoria.
Segundo o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Ibracon, na Norma e Procedimento da Contabilidade – NPC 27, “as demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo desta data”.
Peça contábil fundamental para a análise da empresa, que mostra a posição financeira da entidade. Na prática, esse instrumento analisa as entradas e saídas de dinheiro, no quesito operacional, de financiamentos e de investimentos.
Documento que serve para comprovar as mudanças do patrimônio líquido. Não é uma demonstração obrigatória por lei, mas é imposta pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM.
Relatório contábil que mostra as modificações financeiras da companhia, útil para a tomada de decisões econômicas da empresa.
Tem a meta de evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício por meio do confronto das receitas, despesas e custos. Tem por objetivo verificar se houve lucro ou prejuízo no exercício.
Resultado originado por despesas maiores que receitas.
Perda de valor de um bem decorrente de seu uso ou do desgaste natural.
Depreciação do valor nominal de um título ou de um preço de uma mercadoria em relação ao seu valor de mercado.
Gastos que têm por princípio gerar receitas.
Conforme especifica o artigo 538 do Código Civil, doação é o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para outra pessoa.
No Português significa “Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização”.
Despesas do exercício que devem ser contabilizadas e consideradas dedutíveis do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro.
Bem destinado à comercialização.
Redução do valor de investimentos necessários à exploração de recursos florestais ou minerais. A base de cálculo da quota anual de exaustão é o custo de aquisição dos recursos minerais explorados.
Período de 12 meses em que, ao final, ocorre o encerramento e divulgação das demonstrações contábeis.
São fatos que provocam mudanças patrimoniais ou de resultado. São divididos em fatos modificativos, permutativos ou mistos.
Fato ou conjunto de fatos que motivam a aplicação de um imposto sobre alguém.
Valor da receita de bens ou serviços vendidos em um período específico.
Imposição de um encargo financeiro sobre o contribuinte a partir da prática de um fato gerador.
Aplicação de valores além da atividade principal da empresa, cujo propósito é gerar ganhos.
Órgão governamental que faz os registros de comércio, como os registros de abertura e fechamento de empresas.
Remuneração efetiva do capital, recebida pelo financiador, decorrente do prazo concedido. Podem ser nominais (que compreendem toda a remuneração que incide sobre a dívida, incluindo-se atualização monetária) e reais – apropriados ou pagos a título de juros nominais acrescidos do deságio existente na emissão e da atualização monetária do título.
Operação financeira entre uma empresa proprietária de determinados bens e uma empresa que usufrui desses bens contra o pagamento de prestações.
Todos os bens e direitos realizáveis em moeda ou passíveis de conversão com vencimento após o término do exercício social (ano seguinte).
Pode ser visualizado na DRE como o resultado apurado pela empresa que ainda não recebeu a incidência tributária decorrente desse fato gerador.
Um dos termos contábeis mais comentados. Ocorre quando as receitas apuradas ultrapassam as despesas em uma empresa.
Quantia em dinheiro que sobra da receita obtida por meio da venda de um produto, serviço ou mercadoria. Normalmente é expressa em porcentagens.
Bem de propriedade da empresa que tem como propósito a venda para geração de resultados.
Título de débito pelo qual a pessoa se compromete a pagar certa quantia em dinheiro com prazo determinado.
Dados complementares às demonstrações contábeis que relatam situações concernentes aos números apresentados nas contas, os quais precisam de posicionamentos mais detalhados.
Dinheiro, moeda.
Dívidas da empresa e valores a serem pagos a terceiros.
Preço aproximado concedido a um cliente pela realização de um serviço.
Teoria dos números positivos e negativos. É o conceito sistema-padrão usado em empresas e outras organizações para registrar transações financeiras.
Objeto de estudo da Contabilidade. É o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados a uma pessoa ou entidade.
Tempo de retorno – relação entre o valor do investimento e o fluxo de caixa do projeto.
Todo indivíduo, pessoa natural.
Normalmente, tem fins lucrativos, como as empresas, por exemplo, ou não, como é o caso das associações culturais, religiosas etc. União de indivíduos que, por meio de um contrato reconhecido por lei, formam uma nova pessoa.
Conjunto de contas ordenadas e organizadas para serem utilizadas no decorrer das atividades de uma empresa.
Normas dos fenômenos e eventos contemplados pela Contabilidade.
Estimativa de uma provável perda ou despesa.
Tudo o que pode mudar, converter ou transformar em dinheiro.
Ingresso de ativos que provocam aumento do patrimônio líquido da empresa.
Sistema no qual as despesas e receitas são contabilizadas apenas quando entram em caixa.
Contagem de resultados considerando o momento em que a transação ocorre.
Conjunto de informações relacionadas entre si, organizadas e mantidas por algum meio de armazenamento.
Ganho ou perda monetária ocorrida em um investimento que costuma ser apresentada em valores percentuais.
Valores à disposição da empresa que se encontram no patrimônio líquido da mesma.
É o vocábulo usado para expressar à conta “lucro do exercício” dos balanços empresariais privados.
Relação oficial das taxas sobre as mercadorias importadas ou exportadas.
Espécie de tributo que os indivíduos e as empresas precisam pagar ao Estado.
Cobrada pelo empréstimo de dinheiro e seu valor manifesto.
Taxa obtida por meio dos fluxos de caixa de um investimento.
Taxa de juros para especificar o mínimo de retorno que um investidor deseja ao aplicar capital em um determinado investimento.
Receita instituída pela União, pelos Estados, Distrito Federal e municípios, compreendendo impostos, taxas e contribuições, nos termos da Constituição Federal e das legislações que tratam de matérias financeiras.
Liquidar uma posição em títulos ou obrigações a pagar.
Existem várias outras expressões contábeis significativas no dia a dia de um(a) Contador(a). São palavras complexas e, por isso, a dica do Clube do Contador Certisign é que essas terminologias sejam estudadas com frequência. Se isso for feito, o profissional estará sempre pronto a prestar um serviço com excelência e agilidade, gerando valor para si próprio e para os seus clientes.
E aí, Contador(a), gostou ? Sentiu falta de alguma? Conta pra gente nos comentários do Facebook.
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…