Você sonha em sair do Brasil e recomeçar a sua vida em outro país, mas longe do frio congelante? Talvez a Austrália seja a melhor opção. Confira:
Vantagens de escolher a Austrália
A contabilidade é uma das profissões que te torna elegível a um visto de residência na terra dos aborígenes. Antes de pensar só em trabalho, imagine o seguinte: praia, sol, pessoas de diferentes origens e culturas… No fundo, a Austrália lembra bastante o Brasil, só que com uma situação socioeconômica bem mais favorável.
Salário médio do Contador
A média do salário de um contador na Austrália é de AU$82,596 por hora. Claro que este valor varia de acordo com o Estado no qual o profissional decidir morar, mas, fazendo uma conta genérica, quem trabalhar quatro horas por dia de segunda a sexta, ganhará em média AU$1651,92 – lembrando que estamos falando em dólares australianos, não em real. Que hoje valem cerca de R$ 2,80. Ou seja, por semana, a renda deste profissional será maior do que a média mensal de muitos Contadores aqui no Brasil.
Processo burocrático
O que parece promissor também é burocrático e caro. Quem decidir morar na Austrália e pleitear o visto de trabalho precisará contratar um advogado pelo grau de complexidade deste processo. Juntando a isto os custos da papelada e as taxas impostas pelo governo australiano, o imigrante gastará entre AU$ 3.500 e AU$ 11.000. Apesar do gasto e da burocracia, a grande vantagem de se obter o visto de trabalho da Austrália é que ele dá a possibilidade de levar cônjuge e filhos.
Aperfeiçoar o idioma
Para quem ainda precisa aperfeiçoar o seu domínio do Inglês, a Austrália se torna ainda mais interessante, por ser um dos países que permite trabalhar e estudar ao mesmo tempo. E claro que nem tudo são flores. Para conseguir um bom emprego é preciso ser fluente em Inglês, mas a língua é algo que se aprende no dia a dia. Assim, quem quiser pode trabalhar nos chamados “subempregos” para ter alguma fonte de renda e também se aperfeiçoar no idioma para depois, com mais segurança e fluência, pleitear uma vaga em Contabilidade.
Diploma de Contabilidade na Austrália
Quem quiser validar o diploma deve ter em mente que, assim como no Brasil, para trabalhar com Contabilidade na Austrália é preciso ter um registro, o que torna o processo de adequação um pouco mais complicado.
Além de apresentar cópias dos documentos originais e cópias dos documentos traduzidos e juramentados (o que pode ser feito aqui no Brasil, antes mesmo da viagem) ao órgão regulador da profissão na terra do Canguru (algo como o Conselho Federal de Contabilidade australiano), é necessário realizar testes de Inglês, como o IELTS ou TOEFL.
O órgão avaliador analisará o pedido e fará uma entrevista para saber qual a área de trabalho pretendida, o nível de inglês e os conhecimentos de quem deseja validar o diploma.
Muito provavelmente, ainda será preciso passar por um período de trabalho supervisionado antes de receber o registro de fato, já que se as leis que regem a Contabilidade variam de Estado para Estado, imagine entre dois países. Então, somente após passar por esse período de supervisão, será possível que o profissional ofereça seus serviços de forma autônoma.
Preparando as malas
Se você já está convicto da sua mudança de vida, se prepare bem antes da viagem. Faça exames de saúde para ver se está tudo bem, atualize os seus documentos e pesquise MUITO sobre o lugar. Há vários textos e vídeos na internet falando sobre diferentes cidades da Austrália. O conhecimento vale ouro, ainda mais em outro país.
Se está em dúvida sobre o seu destino, saiba mais sobre como é trabalhar com Contabilidade nos Estados Unidos e na Irlanda.
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!