Inserida na península Ibérica, a Espanha tem atraído diversos brasileiros nos últimos anos pela sua cultura, culinária e clima, que, de certa forma, é parecido com o que encontramos aqui no Brasil.
Mas será que é possível a um Contador trabalhar na sua área em um país do outro lado do Atlântico?
O principal desafio para um Contador brasileiro que decida trabalhar na Espanha é o idioma.
Como o nome sugere, a língua local é o Espanhol. Afinal, quem disseminou o idioma no continente americano foram os espanhóis e suas expedições extrativistas.
Por ter diversas semelhanças com o Português, talvez seja mais fácil aprender o Espanhol do que o Inglês, por exemplo.
Para trabalhar na Espanha é preciso de um visto de trabalho. Porém, há vários tipos no país, variando com a função que o profissional exercerá.
Há um visto específico para trabalhadores altamente qualificados. Outro para os profissionais que realizarão processos dentro da mesma empresa.
Há também o visto para aqueles que terão altos cargos executivos de empresas ou que ocuparão postos de direção e de confiança.
O específico para investigadores, científicos ou técnicos. Outro para professores de entidades do ensino superior estabelecidas na Espanha.
Isso sem considerar aqueles que são descendentes diretos de espanhóis e, por isso, têm direito à cidadania. Ou os que casam com um espanhol.
Como cada um demanda uma documentação específica, é importante ficar atento às suas características para dar entrada corretamente.
No quesito salário, a Espanha já apresenta uma boa vantagem: a existência de um 14º salário.
No país, o diretor financeira de uma empresa ganha, em média, 44.656 euros.
Lembrando que na Espanha se ganha em Euro, mas também gasta-se em Euro. E o custo de vida das grandes cidades não é exatamente baixo.
Como o país está se recuperando da última crise econômica pela qual passou é importante verificar o custo de vida da região na qual pretende residir.
A Espanha é um país conhecido pelos seus conflitos internos e étnicos. Atualmente, a região da Catalunha, por exemplo, ainda é altamente impactada pela questão basca.
Logo, quem quiser evitar um clima denso e cheio de nuances, deve escolher outra região para residir. Já quem gosta de História e deseja acompanhar uma parte dela já sabe para onde ir.
E se você já mora na Espanha, conte-nos nos comentários como está o cenário econômico na região. Compartilhe a sua experiência!
Você também pode gostar: Contabilidade em Portugal: Vale a pena imigrar?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…