Alugar casa na praia é uma opção sempre recomendável para quem quer curtir o verão sem se preocupar com a manutenção do imóvel, pagar impostos como IPTU e contas como luz e água ou com riscos de roubo quando você não está lá. No entanto, o aluguel também oferece certos riscos, e um deles inclui a ausência ou “sumiço” do contrato de locação ou alterações que podem prejudicar o inquilino (e também o proprietário) durante a sua estadia no litoral. No entanto, com a chegada dos contratos digitais, esses tipos de riscos tornaram-se quase nulos.
Além de gerar economia e agilidade pela ausência de papeis e burocracias de cartório, o contrato digital proporciona maior segurança jurídica a todas as partes envolvidas no processo de locação do imóvel. E tudo com extrema rapidez.
Mas para que você faça o uso correto do contrato digital, vale esclarecer as questões abaixo:
Depende. “A escolha está relacionada ao nível de risco e valor da operação“, explica Maria Teresa Aarão, diretora de Inovação em Produtos e Mercados da Certisign. “A assinatura digital é indicada para formalizar contratos com alto risco financeiro e de longo prazo. Já a eletrônica pode ser usada para formalizar acordos com baixo risco financeiro e de curto prazo”.
A assinatura digital é gerada a partir do uso do Certificado Digital e tem valor jurídico assegurado pela legislação brasileira – Medida Provisória 2200-2. Já a assinatura eletrônica é gerada a partir da grafia de uma assinatura e tem eficácia probatória de acordo com as evidências colhidas e a reputação da empresa que provê o serviço.
Por trás do upload do documento e da assinatura é preciso ter um sistema robusto com múltiplas funcionalidades para usufruir de todos os benefícios de ter o processo no digital. E o Portal de Assinaturas da Certisign é a melhor opção. A plataforma permite a criação de fluxos, envia notificações, gera evidências da assinatura, controla integridade dos documentos e das assinaturas, entre outras funcionalidades.
Além disso, você pode experimentá-la gratuitamente, com direito a 10 documentos, que podem ser usados como você preferir. E isso inclui a assinatura de documentos, por meio do mobileID, onde todo o processo é feito no seu smartphone.
Você pode gostar: Como validar contratos online utilizando o Certificado Digital?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…