Categorias: Notícias Contábeis

Copa do Mundo 2018: como fica o trabalho dos Contadores em dias de jogos da seleção?

Há menos de um mês para a Copa do Mundo 2018, já tem Contador contando nos dedos para ver a estreia do Brasil, que joga seu primeiro jogo contra a Suíça no dia 17 de junho (Domingo), às 15 horas. A segunda partida – Brasil e Costa Rica – está agendada para o dia 22 de junho (sexta-feira), às 9 horas. A seleção canarinho fecha a primeira fase disputando com a Sérvia, no dia 27 (quarta-feira), às 15 horas.

Se o Brasil continuar o caminho até o título, serão ainda dois ou três jogos em horário de expediente. A grande final será em um domingo, assim, se ganharmos esse jogo teremos apenas um gostoso clima de ‘ressaca’ e alegria na segunda-feira! Diante deste dilema, como conciliar trabalho contabilístico com futebol?

Jogos no horário de expediente? Como conciliar

Primeiramente, é importante salientar que cada empresa ou escritório contábil tem sua própria política. Alguns vão liberar o funcionário, outras pretendem deixá-lo assistir aos jogos e depois descontar do banco de horas e há também quem vai colocar uma televisão a postos, com direito a pipoca e refrigerante ou um delicioso coffe break!

Independentemente da modalidade escolhida, um fato é certo: é bom para as empresas [e para os colaboradores] integrar a equipe socialmente e profissionalmente, então não é uma boa ideia não deixá-los assistir aos jogos do Brasil, afinal “a empresa deve considerar a importância cultural que a Copa do Mundo tem para os brasileiros”. O ponto de vista é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo – FecomercioSP, que, ao priorizar o bom relacionamento entre patrões e seus colaboradores, acredita ser importante que os empregadores reflitam sobre a questão e os impactos que a decisão pode causar no ambiente de trabalho.

Neste sentido, a FecomercioSP sugere as seguintes opções para os dias de jogos do Brasil na Copa:

  • Fixar o trabalho normal do colaborador, contudo, permitir que ele assista às transmissões de jogos da seleção, disponibilizando televisão ou um telão no ambiente de trabalho;
  • Alterar o horário de trabalho até, no máximo, duas horas diárias, respeitando o limite máximo de dez horas de trabalho por dia;
  • Prorrogar a jornada laboral por antecipação ou prorrogação de horário – No jogo Brasil x Sérvia, que ocorrerá às 9 horas, horário de Brasília, é possível permitir que os empregados comecem o expediente após às 12 horas, por exemplo.

Em todos os casos, a empresa pode escolher entre “dar” as horas por mera liberalidade ou fixar um acordo com seus empregados, que compensarão o período. A Fecomercio ressalta que, com as alterações promovidas pela Reforma Trabalhista, há possibilidade de pactuação do banco de horas mediante acordo individual escrito, desde que a compensação ocorra no período máximo de seis meses; ou no mesmo mês, por acordo individual tácito ou escrito, não sendo mais necessário previsão em acordo ou convenção coletiva.

Assistir aos jogos sem prejudicar a produtividade

O diretor executivo da Bazz Operações em Recursos Humanos, Celso Bazzola, acredita que, para que os colaboradores possam assistir aos jogos da seleção sem prejudicar a produtividade, são necessários cuidados: “a empresa deve se planejar dentro dos seus princípios e valores, caso contrário poderá sofrer com desmotivação, desgaste da imagem, faltas e absenteísmo. O primeiro passo é planejar com antecedência projetos e serviços, calculando as horas ajustadas e evitando assim deixar prazos e entregas pendentes“.

Dar a folga sem negociar compensação de horas

Outra possibilidade para as empresas, segundo Bazzola, é dar a folga sem negociar compensação de horas, mas, neste caso, ela terá de arcar com os custos. “O ideal é que a empresa estabeleça esse critério com antecedência, para que todos já tenham atingido a compensação antes dos jogos, caso contrário, imagine a desmotivação se o Brasil não avançar em seus objetivos e o funcionário ainda ter que trabalhar até mais tarde. Outro ponto é estabelecer regras claras, pois, se tiverem que voltar ao expediente depois, sempre terão torcedores que podem ingerir bebidas como aquela cervejinha, coisa que não combina com o trabalho“.

Bom senso deve ser prioridade

Ele ressalta que nem todos gostam de futebol, assim é preciso buscar o entendimento comum sobre o tema, evitando que um momento que seria para curtição se torne em um problema, o bom senso deve ser prioridade nas relações e o respeito às individualidades também, sem perder o foco dos objetivos e um deles é “ambiente leve e integrado”. Para os Contadores, que podem ser afetados em sua rotina por conta dos prazos de envio de diversas obrigações acessórias, a dica é se organizar ao máximo, não deixando pendências e nem procrastinar o trabalho… E vamos rumo ao hexacampeonato!

Você também pode gostar: Como seria um jogo de futebol narrado por um Contador?

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022