Assinar documentos a qualquer hora e de qualquer lugar. Esse é apenas um dos benefícios proporcionados pela assinatura digital, que já faz parte da vida dos advogados por conta do Processo Judicial Eletrônico (PJ-e) e vem ganhando ainda mais espaço na rotina desses profissionais.
Para se ter ideia, em 2021, mais de 500 mil assinaturas digitais foram realizadas no Portal de Assinaturas OAB, nossa plataforma que viabiliza a formalização de contratos e outros documentos com validade jurídica por meio do certificado ICP-Brasil. Esse número representa um crescimento de 99% em relação a 2020.
A gente acredita que a pandemia tem uma participação importante no aumento à adesão da assinatura digital, porque ela exigiu que todos nós nos adaptássemos a uma rotina de trabalho on-line, na qual a agilidade na execução e a possibilidade de resolver tudo à distância ganharam protagonismo. E aí ficou clara a importância do uso da tecnologia, que proporciona, além dos benefícios mencionados, muitas outras vantagens como:
- Redução de custos: não há uso de papel e necessidade de deslocamento para autenticação e troca de documentos entre as partes.
- Redução de espaço: os documentos “nascem”, são assinados e armazenados digitalmente, eliminando a necessidade de espaço físico para o armazenamento.
- Liberdade: não importa a hora e o lugar. Tanto faz estar numa praia ou no escritório, o documento pode ser assinado no momento em que for mais conveniente.
Como assinar digitalmente documentos
É muito simples. Você vai precisar ter um certificado digital válido e acessar nosso Portal de Assinaturas OAB. Depois:
- suba o documento no Portal de Assinaturas OAB;
- assine e indique os signatários;
- aguarde a conclusão do fluxo;
- pronto: todos recebem o documento assinado.
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!