Categorias: Plataformas Digitais

Crimes na internet ou liberdade de expressão?

Está mais do que comprovado que os brasileiros amam as redes sociais. Quando o assunto é Twitter, Facebook, Instagram, WhatsApp e Youtube não há dúvidas de que o acesso a estas plataformas é crescente no mundo todo e ainda mais acentuado por aqui. Tanto é que, de acordo com uma pesquisa recente do Opinion Box, entre 1.772 homens e mulheres entrevistados, a partir de 16 anos de idade, residentes em todos os Estados do Brasil e do Distrito Federal, bem como pertencentes a todas as classes sociais, 94% dos internautas possuem conta na rede de Marck Zuckenberg.

Só que nem sempre o comportamento dessas pessoas é pacífico, como explicou o professor coordenador do curso de Direito Digital do Insper, Renato Opice Blum, durante sua palestra, sobre Liberdade de Expressão, Sigilo Profissional e Direito ao Esquecimento na Internet: criptomoedas e blockchain nas atividades legais, realizada na XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, que ocorreu em São Paulo entre os dias 27 e 30 de novembro.

O especialista Renato Opice Blum enfatizou que não devemos confundir liberdade de expressão na internet com irresponsabilidade de crimes contra a honra, injúria, difamação, calúnia, entre outros… “Muitos, sob o argumento de ‘liberdade de expressão’, praticam impropérios com a certeza de que não haverá punição”, afirma o especialista em Direito Digital.

Com relação ao papel do advogado quando o assunto é liberdade de expressão, Renato Opice Blum, alertou que além da Constituição Federal garantir, em seu artigo 5º, inciso V e X, que a honra e a imagem das pessoas são invioláveis, assegurando o direito à indenização por danos morais e materiais em virtude de sua violação, a legislação civil também oferece tal proteção, no artigo 186, ao estabelecer que “aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito”.

Segundo ele, quem pratica o cyberbuling – ameaça digital, ofensa ou discriminação – fica sujeito a pagar uma indenização que pode custar até R$ 30 mil. Recentemente, a socialite Day McCarthy fez comentários racistas contra Titi, a filha de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, falando mal da cor da pele e de traços físicos da criança. O crime chocou a internet. Ela será intimada para prestar depoimento e será convocada por meio de uma carta rogatória (instrumento de colaboração jurídica entre dois países, no caso, Brasil e Canadá).

E você, advogado(a), qual é a sua opinião sobre o assunto?

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022