Criptografia: mais fácil do que gritar gol!

Criptografia. Neste exato momento, esta palavra já faz parte da sua vida e se você nunca ouviu falar, chegou a hora de conhecê-la melhor.

Sua origem é grega e se aproxima de “escrita escondida”. Não existe diferença do significado do português para o espanhol e numa analogia próxima, quando os jogadores do Brasil estiverem se comunicando entre si no campo contra a Colômbia nas quartas de final da Copa, sem querer que o adversário compreenda a comunicação, poderemos dizer que eles “criptografaram” a informação.

Por exemplo, Neymar vai bater uma falta e grita para David Luiz que vai bater direto. Só David Luiz sabe que quando Neymar diz isso, é que ele vai cruzar na área. Os colombianos que ouviram a mensagem original, não. Ela foi “criptografada” apenas entre os jogadores brasileiros.

No processo de criptografia, a informação transmitida é transformada da sua forma original para outra impossível de ser identificada por alguém que não tenha a capacidade de resgatar a forma inicial.

No passado, egípcios, gregos e romanos usavam a criptografia para evitar que suas mensagens caíssem em mãos erradas. Hoje em dia, o problema é o mesmo, mas a o ambiente é outro: internet.

Quantas informações você trocou na internet hoje? Será que alguém captou seus dados ou eles foram criptografados? Sempre vai existir alguém tentando desenvolver técnicas para quebrar estas chaves. E é exatamente por isso que novas técnicas são criadas a cada dia e empresas se dedicam no desenvolvimento de tecnologias de segurança da informação, como o caso do Certificado Digital para Servidor (SSL).

Para se ter uma idéia de como a tecnologia está presente na sua vida, observe os maiores sites de e-commerce. Eles estampam o Selo Site Seguro, que atesta que o canal de comunicação está criptografado e seguro para compras, justamente porque a tecnologia da criptografia embaralha os dados impossibilitando que terceiros leiam a informação do seu cartão de crédito.

Se você compra ou vende na internet, precisa se atualizar constantemente sobre isso. Aqui no Certisign Explica você encontra uma série de dicas para navegar com segurança e garantir sua privacidade. Mantenha contato e garanta sua segurança!

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022