Uma das formas mais comuns de golpes virtuais é o phishing (também chamado de carding ou brand spoofing), que em português significa pescaria.
O golpe consiste na distribuição de e-mails com a “cara” das grandes marcas, solicitando dados ou direcionando para sites falsos, também mascarados de reais. Geralmente, para “fisgar” o consumidor o conteúdo apresenta benefícios incríveis, como grandes descontos. O objetivo? Pescar os dados do internauta para obter acesso às informações pessoais.
Se a promoção anunciada for algo incrível e fora do normal, desconfie. Entre no site (verdadeiro) da respectiva loja e veja se há algum anúncio semelhante.
Confira a URL e veja se o site em questão possui mais de um endereço por meio de algum site de busca.
Verifique se a página possui o selo de segurança (geralmente localizado no rodapé do site), clique nele e veja se o Certificado Digital foi emitido para o mesmo endereço da página que você está. O selo garante que o site é confiável para inserir suas informações e realizar transações online.
Verifique se existe um cadeado fechado na barra do navegador.
Observe se existe a letra “S” no endereço do site, ou seja, HTTPS.
Esses são os sinais dos sites protegidos pelo Certificado Digital SSL, que criptografa as informações em tráfego e atesta a legitimidade da empresa que oferece o serviço.
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