Quem enviou a declaração do Imposto de Renda, mas cometeu erros ou esqueceu de incluir informações, pode fazer uma declaração retificadora, sem pagar multa por atraso.
E para isso, você pode fazer online e diretamente no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal (e-CAC), sem precisar instalar programas no computador, utilizando o Certificado Digital e-CPF ou usuário e senha mediante ao código de acesso.
É importante que você saiba que se você tem Certificado Digital qualquer campo das declarações dos últimos cinco anos podem ser corrigidas, mesmo que a Receita não tenha apontado problemas nessas declarações. Já quem usa o código de acesso só consegue fazer a retificação online de declarações que apresentam alguma pendência. Nesse caso, só é possível corrigir algumas informações, como rendimentos tributáveis e deduções. Agora que você já sabe os benefícios, vamos retificar a sua declaração:
Declaração retificadora do imposto de renda 2020 com Certificado Digital
1 – Logar com Certificado Digital
2 – No menu lateral esquerdo, clique em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)“
3 – Clique em “Preencher Declaração Online“
4 – Selecione o ano que deseja retificar e clique no sinal de (+). As opções serão exibidas, clique em “retificar declaração”
5 – Pronto, faça as alterações que desejar.
6 – Depois disso, no menu “entregar”, aceite os temos e condições e após isso clique em “>Entregar Declaração”
Você pode fazer quantas declarações retificadoras achar necessário. porém, recomenda-se cautela na hora de preencher o programa. Um número excessivo de retificações pode despertar suspeitas da Receita e levar a declaração para a malha fina.
É possível retificar uma declaração até cinco anos após sua entrega, mas o ideal é fazer a retificação o quanto antes, para evitar cair na malha fina.
Lembrando que a data da declaração retificadora se sobrepõe à data da declaração original. Ou seja, se você se adiantou para enviar a declaração original, mas precisou fazer uma declaração retificadora, volta ao final da fila e perde a vantagem de receber a restituição mais cedo. Gostou? Já conhecia esses benefícios do Certificado Digital e-CPF? Para adquirir o seu acesse aqui.
Você também pode gostar:
- Declaração de Imposto de Renda com Certificado Digital
- Leilão da Receita Federal com Certificado Digital
- Como resgatar créditos da Nota fiscal Paulista com Certificado Digital
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!