Lindas praias, boa comida, saborosas margaritas e um clima bem próximo ao de algumas regiões do Brasil. É isso o que o Contador que decidir fazer contabilidade no México encontrará.
Porém, é preciso estar preparado para alguns aspectos antes de fazer as malas e ir viver na terra do Ligeirinho.
O primeiro – e mais óbvio deles – é o idioma. É preciso ser fluente em espanhol para conseguir trabalhar no México. Afinal, tanto as conversas com as pessoas quanto os documentos precisam ser elaborados na língua materna do país – ainda que haja muitas empresas norte-americanas na região.
Logo, quem deseja mudar para lá deve começar a investir em aprender o idioma. E não vale assistir às novelas mexicanas que passam por aqui, porque estas são dubladas em português.
No Brasil, quase todas as escolas de idioma oferecem aulas de espanhol.
Para quem for passar até seis meses no México, se for como turista, não é preciso solicitar um visto.
Porém, se o intuito é trabalhar, será necessário dar entrada no pedido de visto, algo bastante burocrático.
Em geral, essa solicitação é feita após uma empresa manifestar o desejo de contratar o profissional estrangeiro.
Isso porque a própria companhia precisa obter uma autorização para contratação de profissionais estrangeiros. Após este processo, a empresa recebe uma carta de autorização, que deverá ser apresentada à Secretária de Relações Exteriores do México.
Para agendar a entrevista no consulado, o solicitante precisará pedir uma cópia deste documento da empresa – enquanto você deverá apresentar uma série deles, como:
Ainda é preciso pagar uma taxa para a emissão do visto, cujo valor varia de acordo com o câmbio do dia.
Para exercer uma profissão que demanda uma formação específica, em um país diferente daquele no qual ocorreu a formação, é preciso validar o diploma antes de começar a trabalhar.
No caso específico do México, as regras atendem à “Ley General de Educación”. Em geral, equivalência de estudos é aceita se ao menos 60% da grade curricular do Brasil forem compatíveis com a do México.
Para conseguir revalidar um diploma universitário é preciso apresentar uma série de documentos, que devem estar traduzidos, juramentados, carimbados e autenticados pela embaixada do México no Brasil.
São eles:
Depois de aprovado, ainda pode ser solicitada a prestação de serviços sociais por um ano.
Como as normas contábeis e fiscais tendem a variar bastante de um país para o outro, será fundamental fazer novos cursos e aperfeiçoamentos antes de começar a trabalhar com Contabilidade no México.
Vale investir em uma pós-graduação ou mesmo se inscrever como ouvinte em aulas da graduação de lá: o importante é conhecer o funcionamento do sistema.
Resolvidas as partes burocráticas, vem mais um desafio: conseguir o emprego. Para quem já foi com um emprego fechado, tudo certo! Mas como esta é a realidade de uma minoria, o jeito é correr atrás.
Por isso, é importante ter um networking rico. Então, ao chegar ao país, a dica é: faça amigos, conheça pessoas diferentes, com profissões e estilos de vida variados. Nunca se sabe quando ou como um novo cliente (ou empregador) irá aparecer.
Antes de viajar, para juntar uma renda extra que tal para participar do Clube do Contador Certisign. Isso porque, ao revender Certificados Digitais, você, profissional contábil também lucra com isso, formando uma reserva financeira ainda melhor para a viagem.
Você também pode gostar: Contador imigrante: trabalhando com Contabilidade na Espanha
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…